Como parar soluço em bebés

Para uma mãe, qualquer coisa é motivo de preocupação com o seu bebé. Assim, quando o bebé tem soluços, são muitas as mães que ficam alarmadas.

Contudo, não há razão para isso, já que o soluço é uma reação involuntária do corpo em resposta a alguma coisa, e que não incomoda assim tanto o bebé.

Ao contrário dos adultos, os bebés não sofrem com os soluços.

Neste artigo poderá conhecer o que é um soluço, as suas causas, e ainda, como parar soluço em bebés.

O que é um soluço?

O soluço é uma contração do músculo que separa a parte superior e inferior do tronco (diafragma). A contração desse músculo provoca a entrada repentina de ar nos pulmões, provocando o som característico do soluço.

Causas do soluço

Existem várias causas que podem levar à contração do diafragma, provocando o soluço. As causas mais habituais incluem estômago cheio, estômago vazio e o frio.

Há ainda outras causas, como por exemplo o refluxo gastroesofágico, que já necessita de tratamento médico, sendo o soluço um dos seus sintomas.

Por fim, há muitos episódios de soluços sem causa aparente, e que são apenas uma ação reflexa do sistema nervoso central.

Nestes casos, o susto, um dos tratamentos mais conhecidos na sabedoria popular, pode realmente ser eficaz, pois irá provocar uma reação no sistema nervoso simpático ou parassimpático.

bebe-com-soluco

O que fazer para parar os soluços do bebé

A maioria das soluções para fazer parar os soluços do bebé está relacionado com as suas causas.

Por exemplo, se a causa tiver sido o frio, então aquecer o bebé pode ter o efeito desejado, fazendo parar os soluços. Se a razão for fome e o estômago vazio, basta alimentá-lo.

Por fim, se a causa for o estômago cheio, então colocar o bebé a arrotar irá ajudar a fazer os soluços desaparecer. N

este último caso, uma forma de prevenir o aparecimento de soluços é levantar a cabeça do bebé durante a amamentação, de forma a não engolir ar durante a mamada.