Cálculo da idade gestacional

Muitas grávidas ficam um pouco confusas com o cálculo das semanas, Durante as primeiras ecografias as datas podem ser variar. O cálculo da idade gestacional é um cálculo que se faz para saber de quantas semanas a mulher está grávida e calcular a DPP ( data prevista do parto). O cálculo é feito pelo obstetra tendo como ponto de partida a data da última menstruação (DUM).

Como calcular a idade gestacional

O cálculo da idade da gestação é calculado desde o primeiro dia da última menstruação até a data em que é feita a contagem, por não ser possível, determinar a data da ovulação determinou-se para cálculo o primeiro dia da última menstruação (DUM), chamada de idade obstétrica.

Comece por marcar num calendário o primeiro dia da última menstruação e assim pode contar as semanas da sua gravidez. Como o dia a ter em conta é o dia da menstruação e a ovulação ocorre apenas ( na maioria dos casos) no 14º dia, existe uma variação de 2 semanas, o embrião é aproximadamente 2 semanas mais jovem que o número de semanas contadas.

Pode haver uma mudança no cálculo da idade através dos ultras sonografia, quando o médico mede o tamanho do embrião e o tamanho do saco gestacional ou através da quantidade de Hcg presente na urina da mulher.

Por norma, a data prevista do parto é aquela quando se completa 40 semanas de gestação, o bebé pode nascer 2 semanas antes até 2 semanas depois desta data.

CorpoGravida

Idade gestacional por trimestre

Muitas vezes, é complicado traduzir as semanas de gravidez em meses, fica aqui uma ajuda.

Primeiro trimestre

1 a 4 semanas de gestação: 1 mês

5 a 9 semanas de gestação: 2 meses

10 a 13 semanas de gestação: 3 meses

Segundo trimestre de gestação

14 a 17 semanas de gestação: 4 meses

18 a 22 semanas de gestação: 5 meses

23 a 26 semanas de gestação: 6 meses

Terceiro trimestre de gestação

27 a 31 semanas de gestação: 7 meses

32 a 35 semanas de gestação: 8 meses

36 a 40 semanas de gestação: 9 meses

Partilhar

>