Calcular semanas de gravidez

Uma das dúvidas mais frequentes entre as mulheres grávidas é como saber quantas semanas tem.

A não ser em alguns casos, a maioria não sabe o dia em que engravidou, sendo por isso necessário usar uma forma de cálculo para ter uma estimativa correta das semanas que a sua gestação tem.

Em baixo você poderá saber quais são as várias formas de saber qual a idade gestacional, e ainda, como calcular semanas de gravidez tendo em conta a data da última menstruação.

Cálculo da idade gestacional

Existem várias formas de calcular a idade gestacional. Esta pode assim ser calculada através da quantidade de Beta HCG no sangue, de uma ultrassonografia, da altura uterina (esta após 12 semanas de gestação), e por fim, a mais usada pelas gestantes, a data da última menstruação.

A forma mais exata de saber a idade gestacional é através da ultrassonografia, sendo também a forma mais correta de estimar a data provável em que ocorrerá o parto.

Se você quer calcular as semanas de gravidez, e não quer esperar pelo exame, então há uma forma de o fazer em casa.

Confira de seguida como calcular semanas de gravidez sabendo o dia da última menstruação.

Como calcular semanas de gravidez

A forma de calcular semanas de gravidez através da data da última menstruação é muito simples. Basta anotar essa data, e a partir daí, cada semana que passa é uma semana de vida do feto.

Por exemplo, se a data da sua última menstruação foi dia 23 de janeiro, e hoje é dia 12 de fevereiro, então, o feto terá 2 semanas e 6 dias de gestação. Como se percebe, este é um método que permite ter uma estimativa próxima da realidade.

No entanto, como você não engravidou enquanto estava menstruada, essa idade gestacional não é exata, sendo sempre um pouco menor.

A variação considerada é de 2 semanas, pois é o período de tempo após o fim da menstruação em que a mulher pode engravidar.

Este é um método simples para ter uma ideia da idade gestacional.

Contudo, o ideal mesmo é fazer uma ultrassonografia, que lhe irá indicar um valor mais exato das semanas que a sua gravidez tem.