Anemia na gravidez

Um dos problemas de saúde mais comuns durante a gestação é a anemia. A anemia na gravidez é uma condição que ocorre sobretudo no segundo trimestre, quando o volume do líquido no corpo aumenta significativamente.

Este problema de saúde decorre principalmente de uma alimentação deficiente, geralmente pobre em ferro, implicando riscos para a saúde da mãe e do bebé.

Confira de seguida os sintomas, riscos e tratamento da anemia na gravidez.

Sintomas

O sintoma mais habitual da anemia na gravidez é o cansaço e a fadiga. Com a falta de ferro no organismo, o sangue deixa de conseguir transportar devidamente o oxigénio necessário para o funcionamento das células, dificultando por isso as várias funções do corpo, entre as quais o metabolismo, o funcionamento do cérebro, etc.

No entanto, a fadiga e o cansaço são sintomas já habituais numa gravidez normal, e como tal, por vezes não se atribui esse sintoma ao verdadeiro problema.

É por isso importante estar atento a outros sinais, que permitam suspeitar de um estado de anemia. Se você está grávida e sente-se sempre cansada, então confira de seguida outros sintomas que possam indicar a existência de uma anemia:

  • falta de ar;
  • dificuldade em fazer esforços;
  • unhas frágeis;
  • palidez;
  • queda de cabelo;
  • taquicardia;
  • alterações na pele.

Riscos da anemia

A anemia na gravidez deixa a gestante mais frágil, e como tal, com condições diminuídas para o desenvolvimento do bebé dentro do seu útero. Dessa forma, um bebé filho de uma mãe anémica pode nascer com um peso abaixo do normal.

Além disso, se estiver com anemia na altura do parto, a perda de sangue pode levar a que a anemia se agrave, com danos para a saúde da mãe.

Como tratar a anemia

Sendo a anemia um problema provocado especialmente pela falta de ferro na alimentação, para a tratar é necessário reforçar a ingestão de alimentos ricos neste mineral.

Como exemplos temos o espinafre, carne, lentilha, salsa, etc. Há ainda outros alimentos que ajudam o corpo a absorver o máximo de ferro possível, tais como a laranja ou o limão.

Assim, deve tomar um copo de sumo de um destes frutos, logo antes ou após a refeição. Pelo contrário, deve evitar alimentos que dificultem essa absorção, como o café ou o chocolate a seguir a uma refeição.

Nalguns casos pode mesmo ser necessária a suplementação com ferro, receitada pelo médico.

Contudo, na maioria dos casos, as alterações alimentares são suficientes para resolver o problema da anemia na gravidez.