4 Dicas para Tirar a Mamadeira do seu Filho

Tirar as fraldas, a chupeta e a mamadeira de uma criança é uma tarefa complicada, o desfralde é algo comum a todas as crianças, mas a chupeta e a mamadeira não, se amamentar a criança até tarde evite a mamadeira, depois dos 6 meses já pode oferecer a água e os sucos através do copo.

Tirar a mamadeira é um processo longo, as crianças habituam-se a beber desta forma e muitas vezes rejeitam outra forma de beber, mas é importante fazer este desmame entre o segundo e o terceiro ano da criança, a utilização prolongada da mamadeira pode levar a problemas na formação da dentição e do palato.Para além destes problemas as que crianças que usam mamadeira durante muito tempo são mais propensas a desenvolver cáries.

A partir do momento em que o bebê segura no copo e bebe sem se engasgar, os pais devem oferecer todos os líquidos no copo.

4 Dicas para tirar a Mamadeira do bebé

#1
Para não ser um choque para a criança comece por retirar a mamadeira gradualmente, ofereça e coloque o copo à disposição durante o dia e apenas a mamadeira para a noite, caso beba leite à noite. Comece por tirar à tarde, depois de manhã e por ultimo à noite,

#2
Envolva a criança na escolha do seu copo, o seu copo de “ grande”, por norma eles gostam de escolher copos coloridos e com imagens de desenhos animados. Opte pelos copos progressivos com asas mas evite copos com bico porque neste caso apenas está a substituir a mamadeira por algo semelhante.

#3
Explique que faz parte do crescimento, faça destes momentos momentos alegres, se ele virar fora não critique para não atrasar a fase de transição. Nesta fase ele pode fazer de propósito para que os pais voltem a dar a mamadeira.

#4
Nos primeiros tempos a criança pode até achar alguma piada ao copo e aceitar bem, no entanto, é natural ter saudades da mamadeira e pedir, tente ser firme,principalmente nas refeições do dia. Tenha paciência, mas mantenha-se firme na decisão.

Compartilhar ;)

4 Dicas para Tirar a Mamadeira do seu Filho