Alerta: Paracetamol na Gravidez traz Problemas para o Bebê

Paracetamol gravidez

A gravidez é um momento muito complicado na vida das mulheres, pois, durante nove meses ela tem a responsabilidade de cuidar da vida de outra pessoa que está crescendo dentro dela, sendo que, durante a gestação é importante ficar atenta ao uso de certos medicamentos como o paracetamol.

Conteúdos
  1. Paracetamol na gravidez
  2. Paracetamol na gravidez traz problemas para o bebê

Paracetamol na gravidez

Estudos feitos em Barcelona comprovaram que o Paracetamol na gravidez está ligado a sintomas relacionados com os déficits de atenção tanto em meninos como em meninas, e também a sintomas do autismo apenas em meninos

O paracetamol é muito usado durante a gravidez porque alivia muitos dos sintomas comuns da gestação como: dores musculares, dor nas costas, de dente e de cabeça.

Tenha cuidado, estudos comprovaram que esse medicamento em mulheres grávidas pode trazer sérios problemas para o desenvolvimento da criança.

Paracetamol na gravidez traz problemas para o bebê

As mulheres grávidas que tomam Paracetamol na gravidez têm grandes chances de ter um filho hiperativo ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

As pesquisas feitas em quase três mil mães mostraram que as crianças que foram expostas ao Paracetamol ainda dentro da barriga tiveram seu neurodesenvolvimento comprometido apresentando déficit de atenção comprovada através de um exame chamado K-CPT, que mede a falta de atenção, além de apresentar também alguns dos sintomas do autismo especialmente em meninos.

Para tirar qualquer dúvida quanto ao comprometimento do desenvolvimento do bebê pelo uso do Paracetamol durante a gravidez os pesquisadores explicaram como acontecem esses problemas com os bebês pelo uso desse medicamento.

Os meninos podem apresentar sintomas do autismo porque nos primeiros períodos da vida o cérebro masculino parece ser mais vulnerável a influências danosas, ou seja, mulheres grávidas de meninos devem ter cuidados redobrados e jamais tomar qualquer remédio sem a indicação do médico, evitando assim, trazer ao mundo crianças com problemas de comportamento.

Quanto ao Paracetamol prejudicar o desenvolvimento neurológico das crianças foi constatado que como esse medicamento é destinado para aliviar a dor, ele atua nos receptores de canabinóides do cérebro, que por sua vez ajudam a determinar como os neurônios se conectam entre eles e amadurecem, e o uso do Paracetamol acaba por alterar estes processos.

Portanto é fundamental se cuidar muito durante a gravidez para trazer ao mundo crianças normais e cheias de saúde, todos sabem que medicamentos ajudam muito na hora de aliviar as dores e os sintomas desagradáveis da gestação.

Contudo sempre que for tomar qualquer medicamento é imprescindível consultar seu médico, sendo que isso vale também para remédios caseiros que são indicados por amigos e que podem trazer sérios danos ao bebê.