Vacinas do Bebé Prematuro

Ao nascer, um bebé tem ainda bastantes carências a nível do sistema imunitário, que irá desenvolver durante os primeiros meses e anos.

Contudo, para proteger o bebé de muitas doenças graves, durante os primeiros 12 meses, mas também, durante um período de vários anos, ocorre a vacinação contra diversas infeções e doenças.

E se um bebé que nasce no momento correto, esta vacinação é essencial, mais ainda se torna para um bebé prematuro.

Neste artigo poderá conhecer um pouco melhor as vacinas do bebé prematuro.

Vacinas do bebé prematuro

De seguida poderá conhecer as várias vacinas do bebé prematuro e qual a sua calendarização. Confira.

BcG ID
Esta vacina protege o bebé contra a tuberculose, doença contagiosa causada por bactérias, e que pode levar à morte. É aplicada na camada superficial da pele, em apenas uma dose, e em recém-nascidos com peso igual ou maior a 2 kg. Caso o bebé prematuro não tenha este peso, deve-se esperar até que ele a atinja.

Influenza (gripe)
Vacina que protege contra a gripe, devendo ser tomada em duas doses: aos 6 e aos 7 meses. Depois deve ser administrada uma dose por ano, no início da estação fria.

Poliomielite
Vacina que protege contra a paralisia infantil e que deve ser tomada em três doses, por via oral.

Hepatite B
Vacina de protege o bebé da hepatite B. Esta vacina é tomada em 3 doses (primeiras 12 horas de vida, um mês e 6 meses). No caso dos bebés que nasceram com menos de 33 semanas ou com menos de 2 kg, devem ser tomadas 4 doses.

Pneumocócica conjugada
Uma das vacinas do bebé prematuro é a pneumocócica conjugada. Esta vacina ajuda a proteger os bebés de bactérias do tipo pneumococo, devendo ser tomada aos 2, 4, 6 e 15 meses.

Rotavírus
Vacina que protege contra este vírus, e que deve ser tomada e duas doses, por via oral, ao 2º e ao 4º mês de vida.

Tríplice bacteriana
Esta vacina tem como objetivo proteger o bebé do tétano, difteria e coqueluche. Deve ser tomada em duas doses: aos 15 meses e aos 4 anos.

HiB
Vacina que protege o bebé de doenças provocadas pelo hemófilos tipo B, como a pneumonia, meningite e a osteomielite. São necessárias 3 doses, aos 2, 15 e 18 meses.

Palivizumabe (Synagis)
Este anticorpo serve para impedir a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite, sendo especialmente indicado para bebés prematuros e para crianças com problemas de saúde associadas.

Compartilhar ;)

Vacinas do Bebé Prematuro