Ultrassom Morfológico

Quando uma mulher fica grávida, ela e o papá ficam ansiosos pelo primeiro exame, onde podem ver que está tudo bem com o futuro rebento, e claro, a primeira imagem do seu bebé.

O exame que permite verificar se o bebé está a desenvolver-se corretamente, tirar algumas “fotografias” ao corpo e rosto, e ainda, conferir o sexo do bebé, chama-se ultrassom.

Contudo, além dos habituais ultrassons, existe ainda um exame mais detalhado chamado de ultrassom morfológico.

Neste artigo vamos explicar mais detalhadamente o que é este exame e como funciona

O que é o ultrassom

O ultrassom, também denominado de ecografia ou ultrassonografia, é um exame que utiliza ondas para conseguir criar imagens do interior do corpo humano. Ou seja, é um exame que é usado em variadas situações, entre as quais, para verificar das condições de saúde do bebé e do que o rodeia.

O ultrassom é assim um exame que, através da emissão e receção de sons, consegue-se visualizar uma imagem do bebé, do saco amniótico, da placenta e do útero.

Com estas imagens a tempo real, o médico consegue retirar informações importantes sobre o desenvolvimento do bebé, bem como sobre o seu estado de saúde.

ultrassom_morfologico

O que é o ultrassom morfológico

O ultrassom morfológico é um exame idêntico ao ultrassom normal, mas mais detalhado, e como tal, mais demorado. Neste exame é avaliada toda a anatomia externa e interna do feto, e as condições detalhadas daquilo que o rodeia.

Assim, no ultrassom morfológico é verificada toda a morfologia do feto, nomeadamente o cérebro, o polo cefálico, a nuca, a face, a coluna, o tórax, o abdómen, as extremidades, o aparelho génito-urinário, etc.

Além disso, é ainda verificada a medida do colo uterino, o número de fetos e a localização da placenta.

Como funciona o ultrassom morfológico

Como referimos atrás, o ultrassom morfológico funciona através de ondas. Assim, com o aparelho de ultrassom, são envidas ondas de alta frequência em direção ao útero, que ao atingirem o bebé e os outros órgãos, lançam um eco na direção do aparelho.

Estes ecos serão então transformados numa imagem, mostrando o bebé. Este exame pode ser realizado entre as 11 e as 14 semanas, ou entre as 18 e 24 semanas.

Quem deve fazer o ultrassom morfológico

O ultrassom morfológico é o melhor método para verificar todos os aspetos do desenvolvimento do bebé, e como tal, deve ser feito por todas as mulheres.

Compartilhar ;)

Ultrassom Morfológico