Tontura na gravidez

A tontura é uma sensação de desequilíbrio que aparece subitamente. As tonturas durante a gravidez são comuns, tendo várias origens. Neste artigo poderá conhecer quais as razões que levam a tontura na gravidez, bem como alguns cuidados que pode ter para evitar essa sensação.

As tonturas na gravidez são sintomas normais e naturais nesta fase, havendo várias causas. As duas origens mais comuns para a sensação de tontura são alterações da pressão arterial ou como sintoma de hipoglicemia.

No primeiro caso, devido ao aumento do volume de sangue que ocorre com o início da gestação (em média, o sistema circulatório tem mais 1,5 litros que o normal), o coração está ainda a adaptar-se a este volume mais elevado, originando uma queda da pressão arterial.

No segundo caso, em caso de alimentação inadequada, a grávida pode ficar com níveis baixos de açúcar no cérebro e no sangue, o que causará hipoglicemia. Uma das suas manifestações é tonturas.

tontura-gravidez

Precauções para evitar tonturas na gravidez

Se você costuma sentir-se tonta, ou então há alguns cuidados que pode tomar para evitar que sinta novamente essa sensação. De seguida deixamos algumas precauções que a vão ajudar.

– Quando acorda, não deve levantar-se imediatamente. Pelo contrário, sente-se e deixe-se estar assim alguns minutos.
– Quando está sentada ou deitada, levante-se calmamente. As mudanças bruscas de posição podem causar tonturas.
– Quando está a dormir, coloque-se de lado, com as suas pernas em cima de uma almofada. Esta posição permite-lhe evitar que o útero faça pressão sobre a veia cava.
– Coma frequentemente, sem deixar passar muito tempo entre refeições. Dessa forma, irá manter sempre os níveis de açúcar no sangue e no cérebro a um nível normal.

O que fazer se sentir tonturas

Quando aparece a sensação de tontura, pode haver o risco de queda. Afinal, a tontura é uma sensação de desequilíbrio. De seguida deixamos alguns cuidados que deve ter ao sentir tonturas, de forma a reduzir o risco de cair.

– Ao sentir tonturas, sente-se com a cabeça no meio das pernas ou deite-se sobre o seu lado esquerdo.
– Beba água ou sumo.
– Coma alguma coisa, para regularizar os níveis de açúcar no sangue.
– Se estiver num local muito quente e abafado, procure um sítio mais fresco e arejado.

Geralmente, as tonturas são passageiras, não tendo nada com que se preocupar. Contudo, se as tonturas forem muito frequentes, e aparecerem associadas a palpitações, cefaleias (dores de cabeça) ou visão toldada, fale com o seu médico, pois pode haver outras causas por detrás.

Compartilhar ;)

Tontura na gravidez