Teste de gravidez

Engravidar é um processo natural, mas o tempo que se demora a ter um positivo varia muito de mulher para mulher e de gravidez para gravidez, algumas mulheres conseguem engravidar logo nas primeiras tentativas outras demoram mais tempo.

Alguns fatores como a idade e a ansiedade contribuem para que seja mais complicado engravidar, após 1 ano de tentativas sem sucesso, o casal deve consultar o médico para fazer análises e descobrir se existe algum problema de fertilidade.

how-pregnancy-tests-work-1

Quando devo fazer o teste de gravidez

A ansiedade de algumas mulheres é tanta que logo que sentem um sintoma de gravidez (enjoo, aumento de apetite…) correm para fazer o teste.

Hoje em dia são muitas a formas de confirmar a gravidez, os testes de farmácia que detetam o nível de HCG na urina, os testes de sangue e o exame pélvico. Os testes de farmácias são rápidos e privados, mas o resultado deve ser sempre confirmado com um teste sanguíneo e com consulta médica.

A melhor altura para fazer um teste de gravidez é cerca de uma semana de atraso na menstruação.

Como fazer o teste de farmácia

Na hora de escolher o teste de farmácia encontra imensas marcas e modelos, uns mais simples, outros mais evoluídos que indicam as semanas de gestação.

Na hora de comprar confirme sempre o prazo de validade. Quando estiver pronta para fazer o teste de gravidez, leia atentamente as instruções, já que variam consoante a marca do teste.

Para obter os melhores resultados, faça o teste logo pela manhã, quando a urina se encontra mais concentrada. Se o teste apresentar um resultado negativo e ainda não tiver a menstruação, espere mais alguns dias ou uma semana e tente novamente.

Teste de sangue

São os testes mais eficazes, detetam a presença de hCH no sangue, os exames de sangue podem ser qualitativos ou quantitativos. O qualitativo apenas diz se você está ou não grávida, o quantitativo determina um intervalo de tempo consoante a concentração de hormona no organismo.

Os exames consideram grávida a mulher que tenha pelo menos 25 IU/l de hCG no sangue.

O teste de sangue deteta uma gravidez a partir de cerca de 12 dias depois da ovulação.

Depois de obter o positivo deve consultar o seu médico para confirmar a gravidez através de uma ecografia e seguir os procedimentos necessários para uma gravidez saudável.

Partilhar