Sinais de Trabalho de Parto

No decorrer da gravidez, muitas são as preocupações de uma gestante, sendo que a maior delas é o parto, pois a maioria das mulheres tem medo das dores, se o bebê vai nascer saudável e o que vai acontecer com o seu corpo.

Uma coisa é certa, depois de descobrir a gravidez, é apenas uma questão de tempo para o parto.

Para as mamães de primeira viagem, aqui vai uma lista com os sinais de trabalho de parto. Os sinais de trabalho de parto variam de mulher para mulher.

Nas semanas finais é muito natural que a mulher comece a sentir contrações e endurecimento do útero.

4 Sinais de trabalho de parto

O bebê se encaixa – O primeiro sinal de que o parto está se aproximando é que o bebê muda a posição, o pequeno fica com a cabeça virada para baixo. Depois que o bebê fica na posição, ele começa a fazer movimentos para encaixar a cabeça nos ossos pélvicos da sua mãe. Nesse momento, a gestante sente movimentos fortes e rápidos que indicam que o feto está mudando de posição.

Contrações – As contrações são muito comuns no final da gravidez. No inicio do parto elas são irregulares e pouco frequentes. A futura mamãe começa a sentir que a barriga fica dura podendo não ter dor. Com o passar dos minutos e das horas, as contrações vão se tornando regulares, fortes e próximas. Quando as contrações estiverem ocorrendo em intervalos de 10 em 10 minutos, a mulher deve ir direto para a maternidade. Nas últimas semanas de gravidez podem ocorrer contrações irregulares e indolores, mas isso, não significa trabalho de parto.

Ruptura da bolsa de água – Quando chega o momento do bebê nascer, a bolsa de água onde o bebê se desenvolve se rompe e o líquido começa a sair pela vagina, esse líquido pode sair de uma vez só ou pouco a pouco. O líquido é claro e transparente.

Expulsão do rolhão mucoso – Outro sinal de que o parto se aproxima é a expulsão do rolhão mucoso, que consiste na eliminação, através da vagina, de um muco gelatinoso, acastanhado ou rosado. Essa expulsão pode acontecer dias ou horas antes do parto e quer dizer que o parto está bem próximo.

O que a grávida deve ter em mãos no dia do parto ?

A mulher grávida deve estar preparada, pois ao completar nove meses de gravidez, a qualquer hora o trabalho de parto pode começar.

As gestantes devem sempre ter em mãos a mala com as coisas que levarão para a maternidade, os contatos do acompanhante, do médico e da maternidade e o boletim de saúde da grávida.