Sinais de Atraso no Desenvolvimento do Bebê

Nos primeiros meses de vida do bebê os pais ficam muito ansiosos para que ele comece a engatinhar, dar os primeiros passos, dizer as primeiras palavras, se equilibrar sentado, entre outras coisas, pois, todos os pais querem ter filhos saudáveis e se preocupam quando ocorre atraso em seu desenvolvimento.

Os bebês se desenvolvem de um jeito diferente, porém, sempre vem a preocupação de quando o filho da vizinha ou do irmão começou a falar ou a nadar antes do seu, mas é importante saber separar a ansiedade de estar acontecendo alguns problemas.

Quais os Principais Sintomas de Atraso no Desenvolvimento do Bebê ?

Os principais atrasos de desenvolvimento que o bebê pode apresentar podem ocorrer em uma ou mais áreas, sendo que, problemas mais comuns estão ligados à coordenação motora ampla, que envolve habilidade de sentar e andar, coordenação motora fina que é a capacidade de manipular objetos e segurar coisas, a fala e a  habilidade de interagir com outras pessoas.

Cerca de 15% das crianças até 3 anos de idade podem apresentar atrasos no desenvolvimento, os casos mais comuns estão associados a dificuldade de se movimentar, de se comunicar e de aprender, mas a maioria dos problemas podem desaparecer quando os pequenos dão inicio a vida escolar.

Continuar a Ler...