Remédio caseiro para sapinho

O sapinho é uma doença muito comum em bebés, mas também em idosos. Devido a um fungo que existe naturalmente na zona da boca, por vezes ocorre a sua proliferação, provocando manchas brancas na língua e da mucosa da boca.

Neste artigo poderá conhecer mais sobre esta doença, e ainda, dois remédios caseiros para sapinho.

O que é o sapinho

O sapinho é uma infeção fúngica, provocada pelo fungo cândida albicans. Ou seja, não é nada mais que uma candidíase oral.

Apesar de poder ocorrer em qualquer idade, é mais comum afetar crianças e idosos. Os sintomas do sapinho são o aparecimento de manchas brancas em alguns locais da boca, como a língua, parte interior das bochechas ou no céu-da-boca, e ainda, dor, comichão e vermelhidão.

Existem tratamentos adequados a esta doença, mas se não quiser dar medicamentos ao bebé, há alguns remédios caseiros que pode usar para ajudar a curar esta infeção.

sapinho-em-bebes

Remédio caseiro para sapinho

De seguida vamos apresentar dois remédios caseiros para sapinho, que poderá fazer em casa. Tanto a romã como o bicarbonato de sódio têm propriedades antisséticas que ajudam os sintomas a desparecer.

– Bicarbonato de sódio

Para este remédio vai necessitar de uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma chávena de água. Depois de diluir o bicarbonato de sódio na água, molhe uma gaze e utilize-a para limpar a zona afetada. Faça sempre isto antes de amamentar. Deve também fazer o mesmo no bico do seio e na zona envolvente, antes e depois de dar de mamar. Mantenha este tratamento até que os sintomas desapareçam, continuando depois por mais alguns dias, para que a cura seja completa.

– Romã

Para este remédio vai precisar de 250 ml de água e da casca de uma romã. Coloque a água ao lume, e quando estiver a ferver junte as cascas da romã. Depois de estar frio, molhe uma gaze com o líquido, e coloque sobre a área afetada do bebé durante 10 minutos. Por fim, peça à criança para bochechar com água, ou se for ainda muito novo, lave com água corrente. Faça este tratamento diariamente, até os sintomas desaparecerem.