Remédio caseiro para manchas de gravidez

O aparecimento de manchas na pele é muito comum durante a gestação. Estas manchas, também chamadas de cloasmas ou melasmas, surgem devido a alterações hormonais, intensas durante a gravidez, que vão estimular a produção de melanina.

A melanina é o pigmento que dá cor à pele, e como tal, ao haver uma produção acima do normal, aparecem zonas da pele mais escuras – as manchas de pele.

Neste artigo pode saber mais sobre as manchas de gravidez, como prevenir, o tratamento adequado, e ainda, um remédio caseiro para ajudar a aliviar o problema.

Manchas de gravidez

As manchas de gravidez, de cor acastanhada, surgem normalmente a partir dos 6 meses da gestação. Elas são mais frequentes no rosto, podendo também ocorrer na barriga, nas axilas, e nas virilhas.

Após o nascimento do bebé, as manchas podem desaparecer de forma espontânea, ou através do tratamento.

Contudo, em muitos casos, se nada for feito, as manchas irão persistir durante anos, podendo até tornar-se permanentes.

Mesmo que as manchas desaparecem, as zonas onde houve excesso de pigmentação pode voltar a escurecer e a ficar com aspeto de mancha, em caso de exposição solar sem proteção.

Como prevenir as manchas de gravidez

Apesar de haver algumas coisas que pode fazer para suavizar estas manchas, nada pode ser feito para evitar o seu aparecimento.

Estando diretamente relacionadas com o aumento dos níveis hormonais, não há como evitar a produção elevada de melanina.

Contudo, para evitar que as manchas fiquem mais fortes, deve usar sempre protetor solar apropriado e evitar expor-se ao sol entre as 10h e as 16h.

Tratamento para manchas de gravidez

Os tratamentos possíveis para as manchas de gravidez incluem laser, peelings e despigmentantes. Estes procedimentos, medicamentos e cremes não são indicados para a grávida durante a gestação e durante a amamentação. Como tal, estes tratamentos devem apenas ser feitos após o parto e após o fim da amamentação.

mancha-gravidez-remedio-caseiro

Remédio caseiro para manchas de gravidez

Se pretende uma solução mais natural para ajudar a clarear a sua pele, e suavizar as manchas de gravidez, então este remédio natural é uma opção bastante eficaz.

Devido às propriedades do tomate e do leite, consegue ajudar a clarear a pele, o que associado aos cuidados referidos em cima com a exposição solar, irá ajudar a aliviar as suas manchas de gravidez.

Para fazer este remédio necessita apenas de um tomate e de leite. Corte o tomate ao meio, e de seguida, molhe a parte de dentro no leite. No fim, tem apenas de aplicar a parte de dentro do tomate durante 10 minutos, pressionando na zona das manchas. Faça este tratamento duas vezes ao dia.

Compartilhar ;)

Remédio caseiro para manchas de gravidez