Quanto Tempo Pode Durar um Parto Normal

Uma das dúvidas mais frequentes em gestantes, especialmente nas da primeira viagem, é sobre a duração do trabalho de parto. Sabendo que este valor pode variar bastante, dependendo de cada mulher, do estado do feto, mas também, do tipo de parto, não existe um número exato.

Contudo, em média há um período de tempo habitual num parto denominado de normal. Saiba mais sobre as várias fases do trabalho de parto, e ainda, quanto tempo pode durar um parto normal. Confira.

O que é o parto normal ?

O parto é um fenómeno fisiológico e natural, que resulta do fim do período de gravidez. Ou seja, quando o bebé está completamente formado e pronto para sair do útero, ocorre o nascimento através do parto.

O trabalho de parto é assim o momento em que o corpo da gestante desencadeia um conjunto de eventos, que levarão à expulsão do bebé do útero.

Existem vários sinais de que o trabalho de parto começou, nos quais se destacam o início de contrações uterinas, intervaladas e de intensidade crescente, que têm como objetivo promover a dilatação gradual do colo uterino.

O trabalho de parto é assim um processo dinâmico, e que depende da evolução das contrações uterinas. De acordo com esta progressão, existem duas fases no trabalho de parto: a fase latente e a fase ativa.

Fase latente

Nesta primeira fase, o colo é dilatado de uma forma lenta, com contrações ainda pouco regulares e pouco intensas, podendo até por vezes serem mesmo pouco sentidas pela gestante.

Esta fase pode durar entre 12 a 20 horas. Após esta fase, quando a dilatação do colo uterino atinge um determinado valor, o trabalho de parto passa à fase seguinte: a fase ativa.

Fase ativa

Depois de atingir os 4 cm de dilatação, inicia-se a fase ativa. Ou seja, quando se questiona sobre quanto tempo pode durar um parto normal, é relativamente a esta fase que a pergunta diz respeito. Nesta fase o ritmo das contrações aumenta, juntamente com a sua intensidade.

Em média, a parturiente tem 3 a 5 contrações por cada 10 minutos, com uma duração de que pode ir desde os 20 aos 60 segundos.

Aqui pode ocorrer ou não a rutura da bolsa de águas.

Num parto normal, a fase ativa pode durar entre 6 a 12 horas. Quando a dilatação atinge os 10 cm o bebé está pronto a nascer, dando lugar ao período expulsivo, que pode durar entre 30 minutos a uma hora.