Quando Volta a Menstruação Depois do Parto

Um dos primeiros sintomas da gravidez é a paragem da menstruação, mantendo-se essa interrupção ao longo de toda a gestação.

Todos os meses o organismo feminino prepara-se para iniciar uma gravidez. Um desses preparativos é o aumento da parede do endométrio.

Contudo, se o óvulo não for fecundado, essa camada deixa de ser necessária e é destruída e eliminada naquilo que se chama a menstruação.

Pelo contrário, se existir fecundação, então os preparativos mantêm-se, já que um novo ser está a formar-se. Por esta razão é que a menstruação para durante a gravidez. Mas, quando volta a menstruação depois do parto?

Quando volta a menstruação depois do parto

Após o parto, existe aquilo que muitos chamam de menstruação, que no entanto não o é.

O sangramento que ocorre nos primeiros 45 a 45 dias depois do nascimento do bebé é a libertação do sangue que revestia a placenta e o útero.

Nos primeiros 15 dias, este sangue tem uma cor vermelho vivo, começando depois a ficar com um tom mais escuro, acabando por se tornar castanho ou amarelo, desaparecendo por fim.

A primeira menstruação depois do parto vem apenas mais tarde, geralmente apenas depois de a mulher deixar de amamentar de forma exclusiva o seu bebé.

Como tal, isso significa que, durante estes meses, a mulher não tem período fértil, sendo muito improvável engravidar.

Contudo, a regra não significa que não existam exceções, e como tal, se não quer ter nenhuma surpresa, é melhor usar um método contracetivo.

No caso das mulheres que amamentem durante os 6 primeiros meses, e tomem pílula de uso contínuo, normalmente a menstruação surge 7 a 8 meses após o parto.

Nas mulheres que não amamentem o bebé, ou que a amamentação seja em quantidades reduzidas, a menstruação poderá voltar perto de 3 a 4 meses depois do parto.

É normal nos primeiros tempos esta ser bastante irregular, regularizando com o tempo.

Assim, respondendo à questão “quando volta a menstruação depois do parto”, isso dependerá de cada mulher e do tempo que amamentar exclusivamente o bebé.

Apenas após deixar de amamentar, e com a retoma da pílula usada antes de engravidar, é que a menstruação irá regularizar para o seu ritmo habitual.

Compartilhar ;)

Quando Volta a Menstruação Depois do Parto