Quando começo a sentir o bebé a mexer?

Uma das sensações mais maravilhosas que uma mulher pode sentir é quando o bebé se mexe dentro da barriga. Contudo, até ter o tamanho suficiente, a mãe não o consegue sentir.

Cada caso é um caso, e não existe um dia definido para começar a sentir o bebé a mexer-se. Confira de seguida em que altura da gravidez é que o bebê começa a ser sentido pela gestante.

Quando é que a gestante começa a sentir o bebé?

Apesar de o bebé começar a mexer-se logo às 7 ou 8 semanas, ele apenas se começa a sentir quando tiver tamanho suficiente para que os seus movimentos sejam percetíveis.

É por isso normal que a mãe já o tenha visto a mexer-se numa ecografia, sem no entanto ainda o sentir. Os primeiros movimentos sentidos pela mãe surgem normalmente entre as 16 e as 22 semanas.

Como as gestantes que já tenham tido anteriormente uma gravidez já tiveram a experiência de sentir o bebé, é normal que estas sintam mais rapidamente que as grávidas estreantes.

Os primeiros movimentos podem ser muitas vezes confundidos com gases ou outras agitações abdominais, e as grávidas estreantes têm alguma dificuldade inicial em distinguir.

Também a constituição física pode influenciar, já que uma grávida mais magrinha pode sentir mais depressa os movimentos do seu bebé em relação a uma grávida mais cheiinha.

Os primeiros movimentos

Os primeiros movimentos são geralmente muito leves, sendo habitualmente descritos como o esvoaçar de uma borboleta, a sensação de ter bolhas de ar, pipocas a saltar, pequenas pancadinhas dentro do corpo, ou então, um peixinho a nadar dentro da barriga.

Todas estas descrições mostram que os primeiros movimentos são bastante suaves, podendo ser nas primeiras vezes facilmente confundidos com fome ou gases.

No entanto, com a regularidade destas sensações, depressa perceberá a diferença, e começará a sentir a sensação maravilhosa do seu bebé a mexer-se dentro de si.

Ainda não senti os movimentos do bebé – devo preocupar-me?

Nos primeiros tempos, é normal que apenas sinta alguns movimentos espaçadamente, podendo até passar um ou dois dias sem o sentir.

No entanto, é preciso não esquecer que o bebé é ainda muito pequeno, e como tal, muitos dos seus movimentos não são ainda sentidos pela mãe.

Mais para a frente, quando tiver tamanho suficiente, irá começar a senti-lo várias vezes ao dia.

Nessa altura, a falta de movimentos do bebé durante algum tempo preocupa muitas vezes as gestantes, havendo alguns truques para ficar mais tranquila: deitar-se de lado e manter-se aí, comer um chocolate e esperar meia hora, fazer um som inesperado ou tocar música, tomar qualquer coisa muito fria, etc.

Qualquer um destes truques irão estimular o movimento do bebé, tranquilizando assim a mãe. Se mesmo assim não mexer, deve consultar o seu médico obstetra e fazer um exame de verificação.

Compartilhar ;)

Quando começo a sentir o bebé a mexer?