Qual o melhor dia para engravidar no ciclo menstrual?

Para as mulheres que estão a tentar engravidar saber o período em que existem mais hipóteses, aumenta as chances de engravidar. Para quem já tenta há mais tempo sem resultados positivos, começa a crescer a ansiedade e a procura por métodos e soluções para aumentar as hipóteses de engravidar. A ansiedade é um dos maiores problemas para quem tenta engravidar, as mulheres não são todas iguais e umas engravidam mais rapidamente do que as outras.

Saber qual o seu período fértil é um bom ponto de partida para aumentar as suas hipóteses de engravidar. O período fértil é o período do seu ciclo menstrual em que a probabilidade de engravidar é maior.

Qual o melhor dia para engravidar no ciclo menstrual?

Ciclo-menstrual-engravidar

Para calcular o seu período fértil deve contar a duração do seu ciclo menstrual. Anote quantos dias passaram entre o primeiro dia da menstruação e o início da seguinte. Depois, retire ao ciclo mais curto 18 dias e ao ciclo mais longo 11 dias.

Por exemplo:

Ciclo mais curto: 26 dias – 18 = 8

Ciclo mais longo: 32 dias – 11 = 21

Neste caso, o período fértil situa-se entre o 8º e o 21º dia, a contar do primeiro dia da menstruação.

O melhor dia para engravidar no ciclo menstrual situa-se neste caso será no meio do período fértil neste caso no 15º dia a contar do primeiro dia da menstruação, num ciclo normal de 28 dias será ao 14º dia. Mas pode engravidar nos outros dias, os médicos recomendam que durante o período fértil treine de 2 em 2 dias para haver maior concentração de espermatozóides.

O corpo também emite alguns sinais que indicam que estão no período de ovulação, aumentando as suas hipóteses de engravidar: muco muda de aparência durante o período fértil, um dia antes da ovulação, o muco fica com uma cor de clara de ovo e com uma textura elástica.