Quais Alimentos são Perigosos para o Bebé na Gravidez

Durante a gravidez, a gestante deve ter uma alimentação equilibrada e saudável, que lhe permita fornecer ao seu organismo, e ao corpo em crescimento e desenvolvimento do bebé, todos os nutrientes necessários.

Apesar de a gravidez não ser doença, e poder ter uma alimentação bem variada sem grandes restrições, há no entanto alguns alimentos que a gestante deve evitar, por possuírem substâncias que poderão fazer mal ao bebé.

Alimentos perigosos para o bebé na gravidez

Há certos alimentos que, devido à sua composição, ou através da sua confeção pouco cuidada, podem ter efeitos nocivos na saúde do bebé.

Substâncias como a salmonela, o mercúrio, a listeria ou a toxoplasmose, entre outros, encontradas em vários alimentos, são bastante prejudiciais.

Confira de seguida quais alimentos são perigosos para o bebé na gravidez.

Ovos Crus
Os ovos crus podem transportar salmonela, que por sua vez, podem provocar uma intoxicação alimentar. Por essa razão, seja durante a gravidez, seja em qualquer outra altura, não deve comer ovos crus. Há casos onde a ingestão de ovos crus, como na salada Ceasar, maionese ou gemada, pode levar ao parto prematuro.

Carnes mal cozinhadas
A carne pode transportar vários microrganismos como toxoplasmose, E. Coli ou salmonelas, entre outras bactérias. Como tal, se a carne for mal cozinhada, esses microrganismos não são destruídos, podendo assim criar problemas ao desenvolvimento do bebé. Há casos até que levaram ao parto prematuro ou ao aborto. Por essa razão, carnes mal cozinhadas, sushi, mariscos crus, ou patês, devem ser evitados durante a gestação.

Álcool
O álcool é uma substância que pode ter um efeito muito nocivo no bebé, dificultando o seu desenvolvimento e danificando a sua saúde. A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser assim totalmente evitado durante a gravidez. Se a ingestão exagerada pode provocar a síndrome alcoólica fetal, mesmo um copo de vinho à refeição pode revelar-se prejudicial.

Peixes com mercúrio
O peixe é uma excelente fonte de proteínas magras e de ácidos graxos, gorduras saudáveis, essenciais para a saúde humana. No entanto, alguns peixes têm níveis muito altos de metilmercúrio, substância que em excesso, pode provocar grandes problemas no desenvolvimento neurológico do bebé. Deve assim evitar os seguintes peixes durante a gravidez: tubarão, cação, espadarte, marlin e garoupa.

Produtos láteos não pasteurizados
A maioria dos laticínios passa por um processo de limpeza, que remove todos os microrganismos prejudiciais à saúde humana. Este processo designa-se pasteurização. Como tal, todos os produtos láteos não pasteurizados podem assim conter microrganismos, que por usa vez, podem prejudicar o bebé. Deve por isso evitar estes alimentos. Como exemplos tem leite não pasteurizado, queijo branco ou queijos leves.

Compartilhar ;)

Quais Alimentos são Perigosos para o Bebé na Gravidez