Pontadas na Barriga no Início da Gravidez, é Normal?

Os primeiros sintomas de uma gravidez não são iguais para todas as mulheres. Variam de mulher para mulher e até de gravidez para gravidez. Alguns sintomas como enjoo e sensibilidade mamária são frequentes, outros sintomas podem ou não acontecer, como as pontadas na barriga.

A maioria das mulheres sente algum desconforto, como cólicas menstruais nas primeiras semanas, é o corpo a preparar-se para esta nova etapa.

A gravidez provoca uma série de alterações, é comum sentir pontadas no fundo da barriga no primeiro trimestre. Estas pontadas podem acontecer até à 10ª semana da gestação. Em alguns casos prolongam-se por mais tempo.

As pontadas são mais sentidas na lateral da barriga, ocorrem porque o útero está preso à pelve por ligamentos. Estes ligamentos acompanham o crescimento do bebe e ao esticar pode gerar algum desconforto e dor.

É Normal Sentir Pontadas na Barriga

Com a gravidez os órgãos internos começam a prepara-se para dar espaço ao crescimento do bebe. Os órgãos ao redor do útero vão deixando espaço para que este se possa expandir ao longo dos 9 meses de gestação.

Apesar de ser um sintoma comum, o melhor é informar o seu médico deste sintoma. Só o médico pode analisar se este é mais um sintoma da sua gravidez.

As dores abdominais ou cólicas são uma forma de o corpo se adaptar, o bebe mesmo pequeno preciso do seu espaço para crescer de forma saudável. A Natureza é fantástica e todos os órgãos trabalham e adaptam-se a este novo estado.

Não sentir estas pontadas também é normal, cada corpo reage de forma diferente. Não pense que por não sentir estas pontadas algumas coisa está errada. Cada organismo funciona de maneira diferente.

Caso as pontadas sejam acompanhadas de sangramento ou perda de líquido deve ir diretamente para o hospital.
Viva a gravidez de uma forma equilibrada e calma.