Período Fértil Depois da Menstruação

Está a pensar em engravidar? Se sim, então neste artigo poderá conhecer como saber o período fértil depois da menstruação, de modo a planear com mais eficácia as suas tentativas para conseguir engravidar.

O período fértil surge normalmente no 11º dia após o início da menstruação, durando geralmente até ao 17º dia. Ou seja, estes são os melhores 7 dias para engravidar, já que são aqueles onde há maiores probabilidades de um óvulo estar no local certo para ser fecundado.

Assim, para calcular qual o seu período fértil depois da menstruação basta somar 10 ao dia onde o período lhe apareceu, contando de seguida mais 7 dias.

Por exemplo, se a menstruação aparecer dia 8, logo, o período fértil começará dia 18, mantendo-se até dia 24. O dia onde as probabilidades de engravidar são mais altas é no meio desse período, ou seja, por volta do dia 21.

É no entanto importante realçar que estes cálculos são estimativas, e que apenas são seguros quando o ciclo menstrual da mulher é regular, ou seja, com 28 dias todos os meses. Já no caso das mulheres com um ciclo menstrual irregular, ou seja, diferente todos os meses, é impossível calcular o período fértil com precisão.

Nestes casos, o que a mulher pode fazer é estar atenta a outros sinais, que indicam que ela já ovulou e que está no seu período fértil. Esses sinais incluem:

  • aumento da secreção do muco vaginal, com uma aparência clara (semelhante à clara de ovo), e com uma consistência pouco espessa;
  • aumento do apetite sexual;
  • aumento ligeiro da temperatura do corpo, que geralmente é de apenas meio grau, relativamente à temperatura normal;
  • sensação algo incómoda na zona do baixo ventre.

Se tem um ciclo menstrual irregular e pretende engravidar, então esteja atenta a estes sinais e sintomas, pois quando eles surgem, podem indicar que está no período fértil, e assim, aumentar as suas hipóteses de ser bem sucedida nas suas tentativas de engravidar.

Compartilhar ;)

Período Fértil Depois da Menstruação