Os bebes sonham na barriga da mãe?

Nos primeiros 9 meses de vida o bebe vive protegido dentro da barriga da mãe. O que sentem continua a ser uma incógnita, mas existem alguns estudos que comprovam que dentro da barriga da mãe o bebe soluça, boceja, reconhece a voz da mãe. Ele sente grande parte das emoções da mãe. Mas será que sonha?

Uma vez que dentro da barriga os bebes passam a maioria do tempo a dormir, será que sonham? Eles dormem cerca de 16 horas a estão apenas 8 horas acordados. Segundo alguns médicos durante este tempo os bebes sonham cerca de 80% do tempo.

Os nossos sonhos envolvem pessoas, locais e situações que vimos, sentimos ou presenciamos, então com o que sonham os bebés? Ninguém se lembra do que sonhava nesta altura. Segundo os médicos eles sonham com as vivências que tiveram durante o dia e com as experiências ou sentimentos da mãe.

Porque é que os bebes sonham?

Os sonhos resultam das sinapses, que são transmissões que ocorrem  entre os neurónios. Estas transmissões ajudam a estimular a formação do cérebro do bebe e o desenvolvimento da sua inteligência. Elas também são responsáveis pelos sonhos dos bebes.

Os médicos acreditam que os bebes começam a sonhar por volta 23ª semana de gestação. Médicos cientistas detetaram nos bebes movimentos REM, Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, este movimentos está associado ao estágio do sono em que sonhos aumentam a atividade cerebral.

Durante a gestação a futura mama pode criar sensações ao bebe através de uma massagem na barriga, através de uma canção ou simplesmente conversando com o bebe. São essas sensações que vão povoar os sonhos do bebe. Evite situações de grande stress ou ansiedade.

Depois de nascer o bebe continua a ter longos períodos em que sonha, cerca de 60 %, este período pode chegar aos 80 % em bebes prematuros.