Os bebes sonham na barriga da mãe?

Nos primeiros 9 meses de vida o bebe vive protegido dentro da barriga da mãe. O que sentem continua a ser uma incógnita, mas existem alguns estudos que comprovam que dentro da barriga da mãe o bebe soluça, boceja, reconhece a voz da mãe. Ele sente grande parte das emoções da mãe. Mas será que sonha?

Uma vez que dentro da barriga os bebes passam a maioria do tempo a dormir, será que sonham? Eles dormem cerca de 16 horas a estão apenas 8 horas acordados. Segundo alguns médicos durante este tempo os bebes sonham cerca de 80% do tempo.

Os nossos sonhos envolvem pessoas, locais e situações que vimos, sentimos ou presenciamos, então com o que sonham os bebés? Ninguém se lembra do que sonhava nesta altura. Segundo os médicos eles sonham com as vivências que tiveram durante o dia e com as experiências ou sentimentos da mãe.

Porque é que os bebes sonham?

Os sonhos resultam das sinapses, que são transmissões que ocorrem  entre os neurónios. Estas transmissões ajudam a estimular a formação do cérebro do bebe e o desenvolvimento da sua inteligência. Elas também são responsáveis pelos sonhos dos bebes.

Continuar a Ler...