O Que Não Dizer a Uma Recém Mamã

A partir do momento em que somos mães tudo muda à nossa volta, abre-se um novo mundo cheio de amor, partilha e muita cumplicidade.

A partir do momento em que somos mães muita gente acha-se no direito de dar palpites, prepare-se para ouvir dizer que o bebé, tem frio, o bebé tem calor, o bebé tem sede ou o bebé tem fome.

Apesar de algumas ajudas serem importantes, principalmente, nos primeiros dias, a última palavra é sempre sua, você é mãe e sabe o que melhor para o seu filho/a.

O que deve dizer quando vai visitar um bebé pela primeira vez

Este texto deveria ser lido por todos os amigos, familiares e conhecidos que visitam a recém mamã, este é um momento mágico e não vale estragar com comentários e piadinhas desnecessárias, especialmente, quando a mãe ainda está fragilizada e cansada.

Pedir para pegar no bebé ao colo quando ele está a dormir, ou fazer barulho para o acordar, esta dica vai direitinha para as vovós.

Tens de usar a cinta, sim porque todas as mamãs adoram ouvir que a barriga está grande.

Perguntar porque é que o bebé está chorar, os bebés choram porque é a única forma de comunicarem.

Uma coisa que nunca, mas nunca deve fazer é tirar o bebé do colo da mãe se ele tiver a chorar, as pessoas acham que têm o dom de acalmar bebés, mas ele precisa é do miminho da mãe.

Dar opiniões sobre a amamentação, se for visitar um bebé recém-nascido deve dar a privacidade à mãe na hora da amamentação em vez de ficar dando palpites sobre a posição e a pega.

Comparar o bebé com outros, cada um tem a sua forma de agir, não são robôs que agem da mesma forma.

Dizer que o bebé está muito magro ou muito gordo, acabou de nascer, só precisa de leitinho para crescer saudável.

As recém mamãs têm de impôr limites, é importante tomar uma posição desde o inicio para as pessoas compreenderem que apesar de gostar de ouvir conselhos, se precisar deles vai ser a primeira a pedir.