O que acontece na última semana de gravidez

Com o aproximar do fim da gravidez, a ansiedade aumenta e a vontade de ver o seu bebé é grande. Contudo, não se deve apressar o nascimento, pois não há uma data certa para isso acontecer.

A 40ª semana é considerada a última semana de gestação, podendo no entanto ir até às 42. Neste artigo iremos explicar-lhe o que acontece na última semana de gravidez.

A 40ª semana de gravidez

Esta é a semana onde a maioria dos partos se dão. Nesta fase o bebé está completamente formado e está pronto para vir ao mundo.

Durante estes dias o médico pode fazer verificações frequentes, para ver se o bebé está bem, mas geralmente, caso não haja situações de risco, permite que o trabalho de parto se inicie naturalmente.

Se chegar à 42ª semana, o bebé está já bastante grande, e o médico obstetra provoca o parto. Confira de seguida as características do bebé na última semana de gravidez.

Ao atingir a 40ª semana, o bebé já não tem espaço para se mexer, sendo por isso normal que não sinta tanto o bebé como antes.

Nesta fase ele está com os braços e pernas dobradas, encostadas ao seu corpo, e provavelmente estará já na posição vértice, pronto para nascer.

Caso não se encontre na posição adequada na hora do parto, será feita uma cesariana.

Com uma altura média de 50 cm e um peso médio de 3,5 kg, o bebé tem já o tamanho adequado para nascer, com uma massa gorda que equivale a 15% do seu peso, que terá como função ajudar o bebé a manter-se aquecido no exterior.

Todo o organismo está pronto para a vida no exterior, tendo já reservas de líquidos no corpo e amido no fígado, para serem convertidas em glicose e posteriormente em energia, ajudando o bebé a aguentar mais que um dia até receber o primeiro leite materno.

A mãe tem os seus seios bastante volumosos, prontos a produzir o leite com que vai alimentar o seu filho.