O Que a Grávida Deve Comer Para Não Engordar

Um dos maiores mitos relacionados com a gravidez é que a gestante pode comer à vontade, já que irá inevitavelmente engordar. Na realidade, se uma dieta saudável é essencial durante o resto da vida, mais ainda é durante a gestação, já que está em causa a saúde da mãe e do futuro filho.

Além disso, o aumento de peso durante a gravidez não deve ultrapassar os 11/12 kg, e como tal, é essencial ter uma alimentação adequada, de modo a nutrir devidamente o organismo e evitar o excesso de peso. Conheça de seguida algumas dicas e o que a grávida deve comer para não engordar.

Dicas de alimentação para a gestante

É importante perceber que uma grávida deve ganhar peso. Se não ganhar, é sinal de que algo não está a correr bem com a gestação. Contudo, esse ganho deve ser controlado, sob o risco de surgirem outras complicações, como por exemplo diabetes gestacional.

As dicas de alimentação que uma grávida deve seguir de modo a não engordar mais do que o recomendado não são muito diferentes daquelas que ela deve seguir no resto da sua vida.

Uma escolha adequada de alimentos, proporções corretas, quantidades e frequência apropriadas, e claro, muita água.

Confira de seguida o que a grávida deve comer para não engordar em demasia.

Dica 1 – A alimentação de uma gestante deve basear-se em legumes, frutas, vegetais, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Para evitar engordar em demasia, a grávida deve fugir dos refrigerantes, doces, fritos, hidratos de carbono simples e álcool. Este último, não apenas devido às suas calorias, mas também, pelas substâncias prejudiciais à saúde do bebé.

Dica 2 – Antes do prato principal, começar por comer uma salada de alface ou então, uma sopa de legumes. Ricos em nutrientes mas pobres em nutrientes, além de fornecerem ao organismo substâncias essenciais, ajudam ainda a saciar mais facilmente.

Dica 3 – Não passe mais do que duas a três horas sem comer. Além de evitar quebras de açúcar, impede que tenha apetites muito grandes nas principais refeições. Aposte em frutas, iogurtes, frutos secos, cereais integrais, etc., para estes pequenos lanches.

Dica 4 – Beba muita água. Por cada 25 kg de peso que tiver deve beber um litro. Além de hidratar devidamente o organismo e ajudar a eliminar toxinas, é ainda um poderoso aliado no controlo do peso.

Compartilhar ;)

O Que a Grávida Deve Comer Para Não Engordar