Menstruação pós gravidez

O período pós-parto é uma fase da vida da mulher onde ocorrem grandes alterações no seu corpo. Após 9 meses em que o seu organismo se adaptou à existência de outro ser dentro de si, com todas as modificações físicas e hormonais que isso acarreta, o nascimento do bebé marca o início da readaptação do corpo à sua condição normal.

Contudo, essas alterações não ocorrem de um dia para o outro, tendo uma duração e intensidade que varia de mulher para mulher. É portanto natural que a menstruação pós gravidez não apareça logo nos primeiros tempos depois do parto.

Ao contrário daquilo que a maioria das mulheres pensa, a hemorragia vaginal que ocorre nos primeiros dois meses não é a menstruação.

Saiba mais sobre a hemorragia vaginal pós-parto, e ainda, quando ocorre a menstruação pós gravidez.

Hemorragia vaginal pós-parto

A hemorragia que ocorre durante os primeiros dias após o parto (entre 45 a 56 dias) é por norma bastante abundante, tendo inicialmente uma cor vermelho vivo. Mais tarde, esse sangue começa a ficar com uma cor mais acastanhada, acabando por desaparecer. Esta hemorragia resulta da saída do sangue que revestia a placenta e o útero durante a gravidez.

menstruacao-apos-gravidez

Primeira menstruação pós gravidez

Após a gravidez, como referimos anteriormente, a menstruação não aparece logo. Antes ocorre a hemorragia pós-parto. A partir da altura em que essa hemorragia termina, o momento da primeira menstruação pós gravidez depende de mulher e da amamentação.

Geralmente a menstruação apenas aparece quando a mulher deixa de amamentar o seu filho. Normalmente, durante esta fase a mulher não tem período fértil, logo não liberta óvulos.

Dessa forma, não pode haver lugar a nova gravidez. Contudo, isto não ocorre em 100% dos casos, logo, se não quiser engravidar, deve tomar as devidas precauções. Uma mulher que amamente exclusivamente o seu filho, e que tome a pílula anticoncecional de uso contínuo, apenas terá a primeira menstruação pós gravidez cerca de 7 a 8 meses após o parto.

Podem ocorrer esporadicamente pequenas hemorragias, que no entanto não são consideradas menstruação.

Caso você não possa amamentar, ou não o faça de forma exclusiva (sendo necessário o uso de biberão), a primeira menstruação pós gravidez ocorrerá mais cedo, geralmente entre 3 a 4 meses depois do parto. Inicialmente, a menstruação é irregular, com uma duração superior ao normal.

Contudo, a sua regularização ocorrerá naturalmente, sem necessidade de quaisquer tratamentos.

O regresso da menstruação ao ritmo normal apenas ocorre quando a mulher deixa de amamentar, e volta a utilizar a sua pílula habitual antes da gravidez.

Compartilhar ;)

Menstruação pós gravidez