Influência da lua no parto

Na altura da lua cheia e de mudança de lua aumenta o número de partos, apesar de não existirem provas cientificas que comprovem esta relação, a verdade é que este é um dos mitos mais antigos relacionados com a gravidez. Antigamente, os ciclos menstruais eram definidos pelo período do mês lunar, ou seja, 28 dias. Para determinar a altura do parto eram contadas 10 luas desde a fecundação até ao parto.

Calendário Lunar

Uma gravidez tem a duração aproximada de 280 dias: 40 semanas de 7 dias ou 10 meses lunares de 28 dias).

Do 1º ao 8º mês passam 32 semanas de gestação, faltando apenas o nono mês lunar que irá da 33ª até a 36ª semana. O 10º mês, que é o último mês lunar, irá da 37ª à 40ª semana. Se fizer as contas as 40 semanas e 7 dias de gravidez, consideradas como os nove meses de uma gravidez normal, correspondem aos 280 dias. Se forem vistos 10 meses lunares de 28 dias, também serão 280 dias.

Este método de contagem das luas é bastante antigo, era assim, que as pessoas antigas contavam os dias de gravidez. Para calcular a data do parto, deve saber qual a lua que estava na data da nossa última menstruação, e depois deve contar 10 luas iguais, incluindo a da concepção, ou contar 9 depois.

As pessoas antigas acreditam que nas fases de lua cheia e lua nova, existe uma força maior para o centro da terra, o que aumenta a pressão pélvica e, consequentemente, as contracções, tal como influencia o vento e as marés.

lua-e-parto

As fases da lua e o sexo do bebé

Em torna dos mistérios da lua existem ainda a crença que as diferentes fases determinam o sexo do bebé, as meninas são concebidas nos quartos crescentes e os meninos são mais concebidos nos quartos minguantes.

Compartilhar ;)

Influência da lua no parto