Infeção urinária em bebé

A infeção urinária em bebés é um problema bastante frequente nas crianças recém-nascidas. Esta infeção é de fácil tratamento, contudo, se não for tratada a tempo pode evoluir para uma situação mais grave, que pode mesmo desenvolver para insuficiência renal.

Por esta razão, é fundamental conseguir diagnosticar a infeção urinária em bebé o mais depressa possível.

No entanto, este problema nem sempre é fácil de ser diagnosticado no seu início, já que os seus sintomas não são muito definidos.

Neste artigo poderá saber mais sobre as causas e sintomas da infeção urinária em bebé, e ainda, como diagnosticar e tratar.

Causas da infeção urinária em bebé

A urina, desde que é produzida nos rins, até sair para o exterior, segue pelas vias urinárias. Normalmente, este percurso é feito sem problemas.

Mas quando existe uma infeção por parte de bactérias, ocorre uma inflamação numa dada área das vias urinárias, que leva a que a urina passe com maior dificuldade, causando dor e outros sintomas.

As bactérias causadoras da infeção urinária em bebé têm geralmente origem na pele que rodeia os órgãos genitais, no ânus, ou então, pelo sangue.

Sintomas da infeção urinária em bebé

Existem vários sintomas que podem ajudar a diagnosticar a existência de uma infeção urinária no bebé. Os sintomas incluem:

– Urina com cheiro forte;
– Urina com uma cor mais escura;
– Irritabilidade do bebé;
– Falta de apetite;
– Choro do bebé quando chora;
– Febre.

Como mencionámos atrás, este problema nem sempre é fácil de ser diagnosticado, pois os sintomas não são muitas vezes definidos.

Enquanto nalgumas crianças, o único sintoma pode ser a febre (e a febre pode indicar um número imenso de problemas de saúde), noutras crianças não há lugar a febre, havendo no entanto os outros sintomas associados.

Nos bebés mais novos, até 5 e 6 meses de idade, os sintomas mais indicativos são a falta de apetite e a irritabilidade.

infeccao_urinaria_bebe

Como diagnosticar

Se houver desconfiança de que o bebé tem infeção urinária, o pediatra irá pedir uma análise à urina.

Essa análise irá confirmar a presença de agentes infecciosos na urina, e ainda, qual o micróbio responsável pela infeção.

Esta informação é essencial para proceder-se ao tratamento mais adequado.

Como tratar

O tratamento para este problema consiste em antibióticos adequados para a bactéria responsável pela infeção.

Dependendo da bactéria, a toma pode também ter durações diferentes, que vão desde os 7 dias aos 21 dias.

É importante relembrar que os antibióticos devem ser tomados na sua totalidade, e não apenas durante a manifestação dos sintomas. Caso contrário, a infeção voltará mais forte.

Nalguns casos, especialmente nos bebés de primeiro mês, em caso de infeção urinária em bebé, há lugar a internamento.

Compartilhar ;)

Infeção urinária em bebé