Importância da vitamina A na gravidez

Durante a gravidez a vitamina A ajuda ainda na redução da gravidade das infecções, aumenta das hipóteses de sobrevivência das crianças e ajuda no crescimento do feto e da criança, no entanto, apesar de todos os seus benefícios é importante não ultrapassar as doses diárias recomendadas.

Durante a gravidez a grávida necessita de um reforço a nível de vitaminas, a maioria acaba por tomar suplementos vitamínicos específicos para grávidas, estes suplementos contém as doses necessárias para que a mulher e o bebé recebem os nutrientes necessários. A Vitamina A ajuda no desenvolvimento da visão, melhora o sistema imunológico, expressão genética e na integridade da pele e das mucosas.

Onde encontrar vitamina A

A vitamina A está presente em alimentos de origem animal, principalmente em fígado, gema de ovo, leite integral e derivados. Também é encontrada nos vegetais de folhas escuras e nas frutas e hortaliças alaranjadas (como cenoura, abóbora, manga, mamão, entre outras).

A deficiência em mulheres grávidas também é considerada grave, pois o leite materno é a principal fonte de vitamina A para o recém-nascido, daí a importância da amamentação até aos 6 meses de idade. A alimentação em alguns países, como o Brasil, é muito deficitária no consumo desta vitamina, o que levou o governo a implementar medidas pra prevenir os problemas relacionados com o seu deficit, especialmente relacionados com o crescimento e com problemas com a visão.

Continuar a Ler...

Compartilhar ;)

Importância da vitamina A na gravidez