Implante Anticoncepcional

A contraceção é cada vez mais uma preocupação para muitos homens e mulheres, que assim conseguem prevenir uma gravidez indesejada.

Existem vários métodos contracetivos, entre os quais o implante anticoncepcional, que incluem o preservativo, o anel vaginal, a pílula ou o adesivo anticoncepcional, entre outros.

Neste artigo poderá conhecer melhor um dos métodos mais práticos e duradouros. Saiba mais.

O que é o chip anticoncepcional?

O implante anticoncepcional é um pequeno tubo de plástico, com 2 mm de diâmetro e 4 cm de comprimento, que é introduzido sob a pele do braço por um médico ginecologista.

Este tubo contém uma hormona, que é libertada durante 3 anos para o sangue, de uma forma contínua, e que atuará impedindo a libertação do óvulo pelos ovários (ovulação), mas também, alterando as secreções do colo do útero, dificultando a passagem dos espermatozoides.

Este método contracetivo tem uma duração de 3 anos, possuindo uma eficácia superior a 99%.

Vantagens do implante

As vantagens deste método anticoncepcional são várias, destacando-se a sua natureza prática e a sua duração.

Assim, além de durar mais que qualquer outro método, o implante anticoncepcional permite deixar de tomar a pílula diariamente. Dessa forma, não corre o risco de esquecimento.

Colocação do implante

Este método contracetivo deve ser colocado até 5 dias após o início do período menstrual, podendo ser adquirido em qualquer farmácia. Contudo, a sua prescrição, inserção e retirada apenas podem ser feitas pelo médico ginecologista.

Efeitos secundários

Apesar das suas vantagens, o implante anticoncepcional tem também os seus efeitos secundários. Contudo, o facto de poderem ocorrer, não significa que venham de facto a acontecer em todas as mulheres. Os efeitos secundários incluem:

  • alterações de humor;
  • acne;
  • desenvolvimento de cistos nos ovários;
  • redução da líbido;
  • dor de cabeça e nas mamas;
  • aumento de peso;
  • ciclo menstrual irregular;
  • náuseas e enjoos;
  • tonturas.

Implante anticoncepcional – sim ou não ?

Caso pretenda um método seguro e duradouro, então o implante anticoncepcional é uma excelente escolha.

Mas atenção, antes de tomar esta opção, consulte o seu médico ginecologista para ele lhe explicar mais a fundo as probabilidades de ocorrência dos efeitos secundários.

Compartilhar ;)

Implante Anticoncepcional