Gripe na gravidez

A gripe é um problema muito comum, especialmente no inverno. Contudo, se geralmente o tratamento para a gripe baseia-se em medicação específica, no caso das grávidas, que não podem tomar esse remédio, a solução tem de ser outra.

Saiba mais sobre o tratamento mais adequado para a gripe na gravidez.

Gripe na gravidez

Durante a gestação, a maioria dos medicamentos é contraindicado para as grávidas. Muitos desses medicamentos contêm substâncias químicas que chegariam até ao bebé através do sangue, podendo prejudicar o seu desenvolvimento.

Por exemplo, medicamentos como o ibrupofeno (anti-inflamatório) ou a aspirina, normais em casos de gripes, não podem ser tomadas pelas grávidas, já que podem retardar o trabalho de parto ou afetar o desenvolvimento do bebé.

De seguida poderá conhecer qual o tratamento mais adequado para a gripe na gravidez.

gripe-gravidez

Tratamento da gripe na gravidez

Quando uma grávida fica com gripe, há alguns passos que deve tomar de forma a aliviar os sintomas e a acelerar a cura da infeção viral. Assim, em caso de gripe na gravidez, a gestante deve:

– ficar em repouso;
– tomar paracetamol (alívio do desconforto e dores);
– hidratar-se constantemente;
– nebulizações diárias com soro fisiológico para descongestionar o nariz;
– tomar diariamente vitamina C, por forma a fortalecer o seu sistema imunitário. Pode igualmente reforçar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como o morango, a laranja, tangerina, abacaxi ou acerola.

Se estes cuidados não forem suficientes, e a grávida ficar com febre acima dos 38ºC e sentir-se fraca, então deverá consultar o seu médico.

Este irá avaliar a situação e verificar se a gripe agravou-se. Caso se confirme, pode haver a necessidade de tomar um antibiótico. Existem antibióticos adequados às grávidas, que não prejudicam o bebé.

Como tratar a tosse

A tosse é um dos sintomas mais habituais durante a gravidez. Não podendo tomar qualquer medicamento para a tosse, a grávida terá de utilizar outros métodos para aliviar esse sintoma.

Assim, além de ter de hidratar-se muito bem, bebendo bastante água, para facilitar a expulsão das secreções, a grávida pode também chupar uma bala de mel ou gengibre.

Estas ajudarão a evitar que a garganta fique irritada e seca, aliviando dessa forma a tosse.

Compartilhar ;)

Gripe na gravidez