Gravidez: Primeiro Trimestre

Logo a partir do momento em que fica grávida, a mulher irá sofrer um conjunto de diversas transformações e sentir a manifestação de vários sintomas. Contudo, é normal que essa manifestação seja diferente de mulher para mulher, já que enquanto algumas apercebem-se logo de que algo está diferente no seu corpo, já outras só se dão conta com o fim da menstruação.

Ao ocorrer a fecundação do óvulo por parte do espermatozoide, forma-se o ovo. Este irá movimentar-se para o útero, ao mesmo tempo que as suas células se vão multiplicando em mais células. Quando chega à cavidade uterina, fixa-se na sua parede.

A partir daqui, ele irá unir-se à parede do útero e à circulação sanguínea da mãe através da placenta e do cordão umbilical. Durante o primeiro trimestre, o embrião irá continuar a desenvolver-se até finalmente ganhar forma definida e ter os seus órgãos internos formados. Neste momento o embrião passa a denominar-se de feto.

O primeiro trimestre é a altura da gravidez onde a mulher nota mais as mudanças a ocorrerem no seu corpo. Os enjoos, o fim da menstruação, o crescimento dos seios, são apenas alguns exemplos. E se há sintomas que não implicam grande desconforto, já outros, como os enjoos matinais, podem ser bastante desagradáveis.

Os sintomas que iremos indicar de seguida dizem respeito ao primeiro trimestre, mas podem também prolongar-se por toda a gravidez nalgumas grávidas. Assim, dos três trimestres, o primeiro é o que pode ter mais manifestações indesejáveis. De seguida deixamos os sintomas que podem ocorrer na grávida durante o primeiro trimestre.

Primeiros-trimestr-de-gravidez

Sintomas de Gravidez no Primeiro Trimestre

Crescimento dos seios
Nesta altura da gravidez a mulher irá ver os seus seios a aumentar de tamanho, e por vezes, a ficarem também mais firmes.

Sonolência
É bastante comum no primeiro trimestre a grávida ter bastante sono. Este sintoma pode também prolongar-se pelos outros trimestres, mas é no primeiro que se faz sentir com mais intensidade.

Enjoos e náuseas
Muito frequente nos primeiros meses da gravidez, e mais comuns logo pela manhã, podem provocar mesmo o vómito da grávida.

Sensibilidade
Devido à alteração dos níveis de hormonas no corpo, é normal que a grávida ande extremamente sensível durante os primeiros meses.

Alterações na pele
Devido ao crescimento dos seios e na zona abdominal, é normal que a pele estique, e por isso, se formem estrias. É assim aconselhável a aplicação de um bom creme gordo hidratante durante a gravidez.

Pigmentação da pele
Durante esta fase é comum aparecerem manhas na pele, os mamilos ficarem mais escuros, e ainda, aparecer uma linha escura no abdómen até ao umbigo.

Sangramento das gengivas
Muitas grávidas experienciam sangramentos nas gengivas durante o primeiro trimestre.