Gravidez passo a passo 31 semanas

Entrou na fase final da sua gravidez, faltam 9 semanas e 63 dias, o corpo começa a preparar-se para a hora do parto, pode começar a sentir as chamadas contracções de treinamento ou de braxton Hicks, estas tem uma duração de cerca de 30 a 60 segundos, não são rítmicas e são irregulares, quando as sentir deve procurar mudar de posição e descansar. Outra modificação que pode começar a sentir nos seus seios é a saída de um pouco de líquido, o chamado colostro.

É normal que comece a sentir um aumento ansiedade, o medo do parto ou o desejo de ver o seu bebé podem ser as principais causas.

Desenvolvimento do bebé

Às 31 semanas de gestação os braços, as pernas e o corpo do bebé estão de um tamanho mais proporcional em relação ao tamanho da sua cabeça. Pesa cerca de 1,5 quilo e mede cerca de 41 centímetros.

A partir de agora vai deixar de sentir grandes movimentos do bebé, o espaço disponível é cada vez menor e ele tem menos espaço para fazer grandes habilidades.

Os pulmões do seu bebé são os únicos sistemas que ainda não estão totalmente formados e preparados para a vida fora do útero, no caso, do seu bebé ameaçar nascer antes do tempo será necessário dar injecções para acelerar o amadurecimento dos pulmões.

gravidez-semana-a-semana-31

A grávida às 31 semanas

Nesta altura a gravida pode sentir-se mais pesada e inchada, pode ainda notar uma diminuição do seu ânimo e um aumento de cansaço, nesta fase é normal engordar cerca de 5oo gramas por semana.

O útero pode estar a empurrar o diafragma em direcção aos pulmões e pode sentir algumas dificuldades em respirar e em dormir, tente arranjar uma posição confortável. Respire fundo várias vezes e mantenha a calma.