Gravidez Passo a Passo – 9 a 12 Semanas

Geralmente uma gravidez dura 9 meses, e no decorrer desse tempo, o feto vai crescendo, se desenvolvendo e formando um bebê.

As mulheres devem saber que todos os estágios da gravidez são essenciais para a saúde da criança.

O que acontece durante a 9 e 12 semana de Gestação ?

A partir da nona semana de gravidez, todas as características de um bebê já estão se formando e quando chega na décima segunda semana, o pequeno já está quase que totalmente desenvolvido.

9ª semana – A partir da nona semana, já é possível diferenciar as narinas, lábios e os lóbulos das orelhas e também a forma do rosto e a cor. Os olhos já estão com uma forte pigmentação e estão localizados na posição lateral da cabeça, mas pouco a pouco vão ficando no centro. Nesse período, a cabeça do bebê é muito grande em relação ao corpo. O embrião está medindo em torno de 26 mm.

10ª semana – Todos os órgãos do bebê já estão no tamanho certo e em contato uns com os outros. As pálpebras cobrem os olhos. O feto já consegue piscar e abrir a boca, mas os olhos ficam fechados.

11ª semana – A pele fica mais grossa, nas mãos e nos pés aparecem as primeiras unhas. Se for menino, na ecografia já é possível ver o órgão genital. O feto já está com mais ou menos 4 cm.

12ª semana – Neste período, os batimentos cardíacos do bebê são constantes. O rosto fica com uma aparência mais humana, porque os olhos já estão centrados no rosto e as orelhas no tamanho certo. Surgem os primeiros dentes e a tireoide começa a produzir os hormônios. Nesse tempo, já é possível descobrir se é uma menina e o feto já mede entre 5 e 8 cm.

Sintomas na gravidez da 9ª a 12ª semanas

As gestantes sentem muitas coisas durante toda a gravidez, mas entre a nona e décima segunda semana, os sintomas mais comuns são: sonolência, cansaço, vontade de urinar frequentemente, náuseas, vômitos, prisão de ventre, salivação, azia, digestão difícil e desejo por determinados alimentos.

As gengivas da grávida podem começar a sangrar, por causa das alterações hormonais. Aumenta a sensibilidade do tato e da audição, além de alterações no paladar e no olfato.

Os seios podem soltar um líquido amarelado e o corpo da grávida pode ficar inchado. As tonturas também são frequentes durante esse período.

Portanto, a gravidez é um milagre da vida e a cada dia que passa ocorrem mudanças importantes no desenvolvimento do feto, por isso, é essencial tomar cuidado com a gravidez desde o início, só assim irá garantir que o bebê nascerá saudável.

Compartilhar ;)

Gravidez Passo a Passo - 9 a 12 Semanas