Gravidez passo a passo – 9 a 12 semanas

A partir da 9 ª semana a barriga começa a crescer de dia para dia. Deve começar uma dieta alimentar rica em fibras, coma bastante  fruta e legumes, também deve beber muita água.

Sintomas:

  • prisão de ventre
  • azia

Exames:

Exame de secreção vaginal para detectar a presença de Gadnerella vaginalis – bactéria implicada em trabalho de parto prematuro (TPP) – e Streptococo ß hemolítico – bactéria que pode causar septicemia no recém-nascido.( este exame é facultativo)  Pode ainda fazer a ecografia morfológica do primeiro trimestre, o médico observa a espessura  da nuca, a presença do osso nasal e o fluxo do ducto venoso (próximo ao umbigo). Esses parâmetros servem para o rastreamento de doenças cromossómicas, como a síndrome de Down.

Gravidez passo a passo   9 a 12 semanas

Bebé:

Entre a 9ª e a 12ª semana o bebé já tem os pulmões  formados, porém não prontos para respirar. O órgão sexual externo também já está desenvolvido  e, com sorte, pode descobrir o sexo do bebé na ecografia . As unhas e o cabelo começam a crescer. No final do 3ªmês  o bebé pode chegar aos 12 cm. Unhas e cabelos começam a se formar.

Partilhar

>