Gravidez Passo a Passo: 16 a 20 Semanas

Ao descobrir que está grávida a mulher começa a ficar ansiosa para saber se o seu bebê está se desenvolvendo da forma correta e se ele será saudável. Na realidade ela só saberá disso através dos exames pré Natal, feitos por seu obstetra.

No início da gravidez, os cuidados devem ser redobrados porque o feto é muito pequeno e frágil e qualquer contratempo pode levar ao aborto.

O Que Acontece entre a 16 e 20 semana de Gravidez ?

O corpo da mulher, sintomas e exames 

Entre a 16ª e 20ª semana de gravidez, a gestante começa a sentir os primeiros movimentos do feto, porém nem todas as futuras mães conseguem sentir seus bebês nesse período, porque elas confundem os movimentos do pequeno com os do intestino.

Nesse período a grávida deve tomar a suplementação de ácido fólico e ferro que não devem ser tomados com produtos com leite porque inibem a absorção dos suplementos.

Nessa fase já é possível fazer um rastreio para descobrir se a criança é portadora de Síndrome de Down ou outras doenças.

Desenvolvimento do bebê

O bebê está se desenvolvendo normalmente, começam a aparecer os primeiros pelos, a pele é lisa e transparente, todos os órgãos internos já estão formados, a multiplicação das células nervosas aumentam, o feto se movimenta com facilidade e o bebê consegue levar o polegar até a boca.

Tamanho aproximado do bebê

No início desse período ele está do tamanho de um pequeno nabo e na 20ª semana ele está do tamanho de uma banana.

Cuidados com a gravidez da 16ª a 20ª semana

Quando a gravidez está bem no comecinho, as mulheres devem cuidar bem para que não ocorra nada muito forte que prejudique o bebê ou provoque o aborto. Alguns cuidados essenciais são:

Evitar carregar peso

Naturalmente a mulher não pode carregar peso, mas na gravidez é extremamente proibido, ainda mais no início da gestação, pois o feto ainda é muito pequeno e frágil e ele pode não resistir ao esforço feito por sua mãe. Se tiver algo pesado para carregar, peça a um homem que faça isso, cuide-se, porque a saúde do seu pequeno depende de você.

Alimentação saudável

Comer bem é muito importante em todas as fases da vida, mas durante a gravidez a alimentação deve ser rica em nutrientes, vitaminas e outras substâncias para que o bebê cresça forte e saudável. Use e abuse das carnes brancas, peixes, verduras e frutas.

Se afaste dos vícios

Durante toda a gravidez as mulheres não podem ingerir bebidas alcoólicas, fumar cigarros e nem se drogar, pois esses vícios podem trazer sequelas graves para o bebê e até levá-lo a morte.