Gravidez nas Trompas

A gravidez nas trompas, também denominada de gravidez ectópica, ocorre quando o ovo aloja-se nas trompas, fora do útero. Neste caso, o feto irá desenvolver-se num local inadequado, o que provoca a sua morte. As trompas de Falópio é o local mais comum para a ocorrência deste tipo de gestação, daí o nome de gravidez nas trompas. Contudo, há casos onde pode até ocorrer no ovário ou no colo do útero.

Existem diversas causas que impedem o feto de conseguir chegar ao útero, geralmente relacionadas com algum tipo de bloqueio na zona da trompa. Assim, entre as várias causas para a gravidez nas trompas, destacamos os seguintes:

  • Ocorrência prévia de uma infeção das trompas de Falópio;
  • Cicatriz provocada por uma cirurgia nas trompas;
  • Salpingite (inflamação das trompas de Falópio);
  • DIP (Doença Inflamatória Pélvica).

Há ainda casos mais raros, mas que também podem levar à ocorrência de uma gravidez ectópica. Nestes incluem-se a endometriose, defeito de nascença nas trompas, ou ainda, complicações decorrentes de um apêndice que se rompeu.

gravidez-trompas

Fatores de risco para a ocorrência de gravidez nas trompas

Existem diversos fatores que aumentam o risco de ocorrer este problema. Aqui incluem-se o já ter tido uma gravidez ectópica, ter mais de 35 anos, ter realizado fertilização in vitro e ter vários parceiros sexuais.

Sintomas de uma gravidez nas trompas

Quando ocorre uma gravidez nas trompas, há um conjunto de sintomas e sinais que o seu organismo irá manifestar. Assim, os sintomas de uma gravidez nas trompas incluem:

– Amenorreia;
– Cólicas leves num dos lados na região pélvica;
– Enjoos;
– Maior sensibilidade nos seios;
– Sangramento anormal vaginal;
– Dores na zona lombar, no baixo abdómen ou na região da pélvis.

A zona das trompas não está preparada para receber um feto. Como tal, uma gravidez nesse local irá causar uma pressão grande, o que pode levar ao seu rompimento e a uma hemorragia, que pode revelar-se grave. Os sintomas em caso de rompimento incluem desmaio ou sensação de desmaio, dores fortes e súbitas na zona do baixo abdómen, dores nos ombros, e uma pressão forte e intensa na zona retal. No caso de sentir estes sintomas, dirija-se imediatamente a um hospital.

Tratamento da gravidez nas trompas

A única forma de tratar este problema é através da remoção das células em desenvolvimento. Esta gravidez não tem condições para ter sucesso, e essas células têm de ser retiradas de maneira a salvar a vida da mãe.