Gravidez nas trompas

Uma gravidez ectópica é uma gestação onde o ovo não se implanta no útero, mas sim noutro qualquer local do sistema reprodutor feminino.

Tendo apenas o útero as condições necessárias para a implantação e desenvolvimento do embrião, qualquer gravidez noutro local não terá sucesso, devendo ser terminada, de forma a não provocar danos graves à saúde da mulher.

Um dos tipos de gravidez ectópica é a gravidez nas trompas. Neste artigo poderá conhecer as causas, sintomas e tratamento de uma gravidez nas trompas.

Causas da gravidez nas trompas

Geralmente, a causa de uma gravidez nas trompas está relacionada com algum tipo de obstrução, que impeça a passagem do óvulo fecundado ou por fecundar para o útero.

Assim, se ocorrer fecundação, o óvulo irá implantar-se nas trompas. Entre as causas mais frequentes da gravidez nas trompas incluem-se tratamentos de reprodução assistida, a utilização do DIU, da pílula do dia seguinte, lesões ou cirurgias nas trompas, e ainda, como resultado de uma infeção pélvica.

Como fatores de risco existem ainda a idade superior a 35 anos e uma gestação ectópica prévia.

gravidez-trompas

Sintomas da gravidez nas trompas

Logo que ocorra a implantação do embrião nas trompas, os sintomas começarão a aparecer. Assim, os sinais que podem indicar este problema incluem sangue nas fezes, dores durante a micção ou ao defecar, e ainda, dores frequentes na zona abdominal.

Havendo uma gravidez, podem também surgir alguns sintomas normais da gravidez, como aumento dos seios, enjoos e vómitos.

Se estes sintomas aparecerem de forma regular, deverá consultar um médico.

Ao suspeitar de uma gravidez nas trompas, ele irá pedir um ultrassom abdominal e um exame de dosagem sanguínea de Beta HCG.

Tratamento da gravidez nas trompas

Antes de mais é importante referir que num caso de gravidez nas trompas não existe qualquer hipótese de a gestação continuar.

As paredes das trompas de Falópio não oferecem as condições necessárias para o desenvolvimento do embrião, e como tal, quanto mais tempo permanecer aí, mais hipóteses existem de haver um rompimento das trompas, com consequências graves para a mulher.

Assim, depois de detetado o problema, bastam alguns tratamentos simples e medicação, para que se resolva.

Contudo, em caso de rompimento das trompas, é necessário uma cirurgia de emergência para estancar a hemorragia interna.

Compartilhar ;)

Gravidez nas trompas