Gravidez Ectópica

Numa gravidez ectópica, o óvulo é fecundado fora do útero. Os sintomas iniciais são semelhantes aos de uma gravidez normal: menstruação atrasada,  náuseas, vómitos e muita vontade de urinar, no entanto, com a passar do tempo podem surgir dores e hemorragias vaginais.

3c2aaecografia1 13semanas

Causas:

Uma gravidez ectópica resulta da incapacidade do óvulo em descer de forma rápida pelas trompas até ao útero. Uma infecção ou inflamação das trompas pode bloquear em parte ou totalmente essa descida.

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito através de exames de sangue e de urina, exame pélvico  os médicos também podem optar por uma ecografia para ver se o útero contém um feto em desenvolvimento, ou se se encontram massas noutro local na região abdominal.

Tratamento:

O tratamento da gravidez ectópica  depende da mulher, do tamanho e do local da gravidez. Uma gravidez ectópica inicial pode ser tratada com uma injecção de metotrexato, que interrompe o crescimento do embrião. Se a gravidez estiver, será necessária uma cirurgia para remover a gravidez anormal.

Independentemente do tratamento submetido, o médico deverá acompanhá-la para certificar que os níveis de GCH retornam a zero, o que pode levar algumas semanas. Níveis elevados de GCH significam que escaparam alguns tecidos ectópicos, que terão de ser removidos.

Partilhar