Formas Naturais para Induzir o Parto

Com o aproximar do final da gravidez, muitas mulheres começam a sentir alguma ansiedade com a chegada do grande dia. A não ser que o médico decida induzir artificialmente o parto, a gestante não consegue controlar a hora de saída do bebé.

No entanto, se já está na 40ª semana e gostava de tentar acelerar um pouco o processo, há métodos naturais que pode utilizar. Confira de seguida algumas formas naturais para induzir o parto.

Induzir o parto com métodos naturais

Existem vários métodos naturais que podem ajudar a induzir o parto. Contudo, antes de o fazer, deve consultar sempre o seu médico, de modo a perceber se é seguro na sua situação específica ou não.

Além disso, os métodos que aqui apresentamos são aqueles que são considerados seguros e com alguma eficácia, havendo outros, como a toma de certos chás, que não recomendamos. Descubra de seguida várias formas naturais para induzir o parto.

Relações sexuais
A atividade sexual, com ejaculação vaginal, é bastante eficaz na indução do parto. Isto acontece pois o sémen humano contém prostaglandinas, substância semelhante a certas hormonas, que estimulam a abertura do colo do útero. Também o orgasmo feminino pode ajudar a induzir o parto, devido à libertação da oxitocina, responsável por desencadear contrações.

Estimulação dos mamilos
A estimulação dos mamilos ajuda a aumentar a produção da oxitocina, hormona que desencadeia as contrações. Cada mamilo deve ser massageado durante 5 minutos, ao fim dos quais deve esperar 15 minutos para verificar se as contrações começaram. Se isso não acontecer, tente novamente.

Acupuntura
A acupuntura, método natural para induzir o parto popular há muitos anos na Ásia, está sendo ainda estudada para verificar a sua real eficácia. Contudo, pesquisas já realizadas em várias universidades mostram que realmente este método ajuda a induzir a gestante a entrar em trabalho de parto.

Caminhadas
As caminhadas são outro dos métodos populares na indução do parto na 40ª semana. Contudo, a sua eficácia ainda não está comprovada. Mas não se preocupe, caminhar só faz bem, logo, mesmo que não consiga induzir o parto, fez alguma atividade física moderada e adequada.

Compartilhar ;)

Formas Naturais para Induzir o Parto