Exercícios para Facilitar o Parto Normal

O corpo da mulher está naturalmente preparado para o parto. Contudo, hoje em dia a informação é muito maior do que era noutros tempos, conhecendo-se por isso técnicas que ajudam a facilitar o trabalho de parto.

Existem exercícios para facilitar o parto normal, que trabalham a força física e a flexibilidade necessária para o momento do nascimento. Confira de seguida como fazer esses exercícios.

Exercícios para facilitar o parto normal

Exercício de Tailor

Este exercício, além de melhorar a postura, fortalece e alonga os músculos da pélvis, coxas e costas. Ajuda ainda a melhorar o fluxo sanguíneo e a aumentara flexibilidade. Confira de seguida, passo a passo, como fazer estes exercícios para facilitar o parto normal.

Passo 1 – Sente-se no chão, com as costas direitas e as pernas na posição de borboleta.
Passo 2 – Com os cotovelos empurra cuidadosamente os joelhos em direção ao chão, o que irá alongar a parte interior das suas coxas.
Passo 3 – Deve manter essa posição durante cerca de 15 segundos, repetindo o exercício 10 vezes.

Exercícios de Kegel

Estes exercícios irão trabalhar os músculos do assoalho pélvico. A sua tonificação alivia o desconforto habitual no final da gravidez, incluindo a incontinência urinária. Confira, passo a passo, como fazer os exercícios de Kegel.

Passo 1- Quando estiver a urinar, tente interromper o fluxo, sem fazer força com as coxas, glúteos e abdómen.
Passo 2 – Quando não estiver a urinar, contraia o músculo do assoalho pélvico durante 3 a 10 segundos.
Passo 2 – No final desse tempo, relaxe e volte a repetir. Faça 10 vezes.

Agachamentos

Os agachamentos podem ser bastante úteis durante o trabalho de parto, já que ajudam a abrir a saída da pélvis quase 1 cm. Ou seja, pode ajudar a um parto menos doloroso, já que o bebé tem mais espaço para nascer. Confira de seguida passo a passo como fazer estes exercícios para facilitar o parto normal.

Passo 1 – Encoste-se a uma parede com as costas direitas. Os pés deve estar paralelos, separados e alinhados com os ombros, e a uma distância de cerca de 15 cm da parede.
Passo 2 – Agache-se lentamente, deslizando pela parede, até que as coxas estejam perpendiculares às pantorrilhas e paralelas ao chão. Deve manter essa posição perto de 10 segundos, voltando depois à posição inicial. Deve repetir entre 5 a 10 vezes, de acordo com a sua forma física.

Antes de começar a praticar estes exercícios, é essencial que consulte o seu médico, de modo a ter a certeza de que você pode fazê-los durante a gravidez.

Compartilhar ;)

Exercícios para Facilitar o Parto Normal