Exames do segundo trimestre de gravidez

Chegado o segundo trimestre da gravidez, a gestante entra na fase mais calma e tranquila de todo o período da gestação.

A barriga começa a ficar maior, os enjoos, por norma, já terminaram, a futura mamã já não anda tão sonolenta, e o risco de abortar é agora bem menor.

Este trimestre engloba as semanas de 13 a 28. Neste período de tempo, os exames necessários são menores do que os realizados no primeiro trimestre.

Nesta altura, os exames que a grávida irá fazer servem para acompanhar o desenvolvimento do bebé, e verificar alguns valores da grávida.

Conheça de seguida os vários exames do segundo trimestre de gravidez.
exames-3-trimestre

Exames do segundo trimestre de gravidez

Nesta fase da gravidez, as consultas com o médico obstetra são mensais, de forma a acompanhar o desenvolvimento do bebé. Durante este período, será feita normalmente um ultrassom morfológico, um ultrassom, e ainda, exames sanguíneos e exames de despistagem de algumas doenças.

Conheça de seguida os vários exames do segundo trimestre de gravidez.

Ultrassom morfológico
A meio do segundo trimestre, geralmente entre a 22ª e a 24ª semana, é realizado um ultrassom morfológico. Este exame irá servir para visualizar todos os detalhes do bebé, e ainda, conferir o funcionamento dos principais órgãos, como os rins ou o coração, entre outros.

Ultrassom
Por volta da semana 20, é também usado um ultrassom para verificar se existe risco de parto prematuro. Para isso, o médico verifica o colo do útero. Caso se verifique este risco, a grávida passará a ter de estar em repouso, e a tomar medicação própria.

Exames sanguíneos
Durante o segundo trimestre, são feitos novamente exames sanguíneos para verificar os níveis de ferro, glicose, e ainda, a presença de alguma infeção. Os níveis de ferro servirão para atestar a possível existência de uma anemia, e os níveis de glicose, para averiguar o possível desenvolvimento de uma anemia gestacional.

Exames de despistagem de doenças
Os exames de despistagem entram também na lista de exames do segundo trimestre de gravidez. Nesta altura podem ser novamente pedidos os exames à sífilis, toxoplasmose e rubéola, especialmente se houver contacto, ou suspeita de contacto, com pessoas com uma destas doenças.

Compartilhar ;)

Exames do segundo trimestre de gravidez