Exame de toque na gravidez

Na gravidez, o acompanhamento médico da evolução do desenvolvimento do bebé, bem como da saúde da mãe, é essencial para um final feliz. Existem vários exames e procedimentos que o médico ginecologista utiliza para aferir da evolução da gravidez.

Um desses exames é o exame de toque na gravidez. Para a mulher que está na sua primeira gravidez, estes exames são muitas vezes desconhecidos, e como tal, podem provocar algum receio. Assim, neste artigo iremos explicar o que é o exame de toque na gravidez, para que serve, e como é realizado.

O exame de toque na gravidez é um procedimento que irá permitir ao médico ginecologista aferir e avaliar a evolução da gravidez, ou no caso de uma gravidez mais avançada, avaliar a evolução do trabalho de parto.

Este exame pode ser usado para complementar o diagnóstico da gravidez, ou então, para verificar qual a idade da gestação. Nestes casos, este exame é realizado numa fase mais inicial da gravidez.

Em relação ao diagnóstico da gravidez, este exame é apenas uma forma complementar a outros exames, pois sozinho não tem a capacidade de deteção de gravidez. No entanto, o exame de toque na gravidez é geralmente mais utilizado na parte final da gravidez, onde servirá para verificar a espessura do colo do útero, bem como a sua dilatação.

Também é utilizado para perceber qual a posição da cabeça do feto, se já desceu, e ainda, para verificar o rompimento do saco amniótico.

Exame de toque na gravidez

Como se realiza o exame de toque na gravidez?

Para se fazer este exame, a grávida tem de estar deitada virada para cima, com os joelhos dobrados e as pernas abertas e afastadas. O médico ginecologista irá então introduzir dois dedos e tocar o colo do útero.

Este exame geralmente não causa dor, podendo no entanto provocar algum desconforto. Além do facto de ser uma situação pouco confortável para uma mulher, também a pressão dos dedos no fundo do colo do útero pode causar essa sensação menos agradável.

Existem alguns casos onde este exame provoca algum sangramento. Se sangrar após o exame de toque na gravidez, não receie. É uma situação natural e normal. Apenas deve preocupar-se se a quantidade de sangue for grande. Nesse caso, informe imediatamente o seu médico ginecologista.

Partilhar

>