Exame de Sexagem Fetal

Menino ou menina, esta é uma das perguntas que os pais anseiam por saber. O sexo do bebe pode ser revelado através das ecos ou ultras a partir das 13 semanas, mas existe um exame que permite saber com toda a certeza o sexo do bebe a partir da 8ª semana de gravidez.

O Exame de Sexagem fetal é uma análise ao sangue que ajuda os pais a saber o sexo do bebe mais cedo. É um exame indolor mas um pouco caro.

A maioria dos pais têm que esperar para saber o sexo do bebe que está dentro da mamãe, alguns sortudos sabem no rastreio combinado do 1º trimestre, alguns só mais tarde ou mesmo na hora do parto, depende muito da posição do bebe.

Como Funciona o Exame de Sexagem Fetal?

É um exame de sangue que pode ser feito a partir da 8ª semana de gravidez.

É um exame não invasivo, é recolhida uma pequena amostra de sangue da mamãe. Depois é feito um exame ao DNA.

A base do exame é a existência ou não do cromossoma Y na amostra retirada. Ou seja, a mulher tem dois cromossomos X, se na amostra existirem cromossomas Y, o bebe é um menino. Se na amostra não existirem cromossomas Y, o bebe é uma menina.

O exame de sexagem fetal é quase 100% fiável, a única indicação é ser feito depois das 8 semanas de gestação, para diminuir o risco de erro.

Exame de Sexagem Fetal em Gravidez de Gémeos

O teste pode ser feito numa gravidez gemelar, no caso de gémeos univitelinos, o teste indica se são 2 meninas ou 2 meninos.
No caso de uma gravidez gemelar de gémeos bivitelinos, a existência do cromossoma y indica que pelo menos um dos bebes é menino, no caso da sua ausência são 2 meninas.

Custo de um exame de Sexagem Fetal

O custo do exame é um pouco elevado:

No Brasil o preço varia de acordo com a região do país, entre os R$ 260,00 e os R$ 850,00.

Em Portugal varia de clinica para clinica e custa entre 100 a 120 euros.