Esquecer de tomar o anticoncepcional

“Esqueci-me de tomar a pílula anticoncecional. O que faço agora?” Esta é uma pergunta frequente em muitas mulheres, juntamente com dúvidas sobre se pode engravidar e o que deve fazer.

Neste artigo pode saber o que acontece se esquecer de tomar o anticoncecional, e ainda, qual o procedimento que deve adotar de forma a evitar uma gravidez não desejada.

O que acontece se esquecer de tomar o anticoncecional

Se você utiliza a pílula anticoncecional mas esqueceu-se de a tomar, há duas situações distintas, dependendo do período de tempo de esquecimento.

Assim, os riscos são diferentes consoante o esquecimento seja inferior ou superior a 12 horas. Se o esquecimento de tomar o anticoncecional é inferior a 12 horas, então não existe qualquer risco de gravidez.

Já se o esquecimento for superior a 12 horas, então existe risco de engravidar se tiver relações sexuais nesse dia ou nos seguintes. De seguida saiba o que deve fazer se esquecer de tomar o anticoncecional.

Tomando-anticoncepcional

O que se deve fazer se esquecer de tomar o anticoncecional

Se o esquecimento for inferior a 12 horas, basta tomar logo que se aperceba desse esquecimento. Por exemplo, se costuma tomar às 8 horas da manhã, então basta tomar o anticoncecional até 20 h do mesmo dia.

Pelo contrário, se o esquecimento for superior a 12 horas, então os cuidados devem ser maiores, já que existe o risco real de gravidez.

Neste caso, se ainda lhe faltarem mais do que 7 pílulas, o risco de engravidar é muito grande, e como tal, deve parar o anticoncecional e esperar até que venha a menstruação.

Só após o período é que deve iniciar novo ciclo de pílulas. Claro está que durante estes dias deve optar por usar outro método anticoncecional para não engravidar.

Se lhe restarem 7 pílulas ou menos, então o risco de engravidar é muito reduzido, e por isso, pode terminar esse ciclo de pílulas.

Contudo, logo que este termine, deve iniciar imediatamente um novo ciclo.

Se por alguma razão vomitar a pílula, apenas deve tomar outra se o vómito ocorrer menos de 4 horas após a sua toma. Após esse período de tempo, já a pílula fez o seu efeito e não é necessário tomar outra em substituição.

É importante referir que se a sua pílula for de baixa dosagem, habitual em mulheres que amamentam, qualquer esquecimento, mesmo que apenas de algumas horas, aumenta consideravelmente o risco de gravidez.

Compartilhar ;)

Esquecer de tomar o anticoncepcional