Erros que Todas as Mães Cometem

Ser mãe é o sonho de muitas mulheres mas a maternidade é um emprego a tempo inteiro e nem tudo é um mar de rosas. A educação dos filhos é a maior preocupação dos pais, mas nem sempre existe consenso entre o casal e a família.

Como em tudo relacionado com a maternidade, existem imensas teorias sobre o que devemos fazer e como devemos fazer, mas os pais devem sempre educar os filhos de acordo com a sua consciência.

Ninguém nasce ensinado, vai errar muitas vezes, vai sentir que falhou como mãe, duvidar das suas decisões, vai ceder, sentir-se culpada, sentir que exige demasiado ou que exige pouco, faz parte do crescimento de todas como mães.

Erros que todas as mães cometem

Alguns “erros” são bastante comuns a todas as mães, são tão naturais que nem sempre nos apercebemos que o cometemos.

Anular-se

Ser mãe é maravilhosos, a felicidade dos nossos filhos está acima de qualquer coisa, mas mesmo depois de ser mãe você não deixa de ser esposa, amante, amiga, filha, deve sempre arranjar tempo para ser você própria, namorar, conversar com as amigas, ir às compras, arranjar-se e sentir-se linda e maravilhosa todos os dias da sua vida.

Uma mãe feliz e realizada com a sua vida cria um ambiente saudável para uma criança crescer.

Comparar o filho com os outros

Todas as mães acham que os seus filhos são os mais bonitos e os mais espertos do mundo, algumas criam verdadeiras expetativas sobre as crianças, a verdade é que cada criança tem o seu ritmo de crescimento e aprendizagem.

A maioria das mães, especialmente as de primeira viagem e nos primeiros meses de vida ficam comparando os seus filhos com os outros da mesma idade e ficam aflitas quando os bebés gatinham, andam, falam depois dos outros, é importante dar tempo e espaço para as crianças crescerem ao seu ritmo.

Criar demasiadas expectativas para a criança pode levar a criança a desenvolver sentimentos negativos, medo de errar e ansiedade.

Proteger demasiado

Nenhuma mãe quer que o filho sofra, nem a nível físico nem a nível psicológico, mas errar, perder e não conseguir tudo que quer no momento que quer faz parte do desenvolvimento da personalidade de todos nós.

Não pode proteger o seu filho em todos os locais e em todos os minutos da sua vida, é importante educar os seus filhos de forma a serem autónomos e auto-suficientes, não é fácil mas mesmo que saiba que ele vai errar deixe-o cometer os seus próprios erros e desenvolver ferramentas para ultrapassar os obstáculos da sua vida.

Querer o filho perfeito

As crianças são crianças e não mini adultos, a sua profissão é brincar, brincar e brincar.

São cada vez mais os pais que colocam os filhos em diversas actividades, claro que este tipo de actividades se forem do agrado da criança trazem muitos benefícios no seu desenvolvimento, o problema acontece quando os pais procuram ter o filho perfeito e a criança está tão envolvida em actividades que deixa de ter tempo para ser aquilo que é… criança.

O ideal é que deixe que a criança se desenvolva naturalmente de acordo com cada fase da vida.

Compartilhar ;)

Erros que Todas as Mães Cometem