Endometriose

No decorrer da vida podemos passar por diversas doenças que surgem por causa dos mais variados fatores ou já nascemos com elas. A grande maioria das doenças pode atingir todos os públicos, homens, mulheres, crianças e também idosos, porém há algumas doenças que só atacam um grupo específico como a endometriose, que atinge somente as mulheres.

O que é endometriose?

Endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio, que é um tecido que reveste a parte interior do útero fora da cavidade uterina, quer dizer, em outros órgãos da pelve, como bexiga, intestinos, ovários e trompas.

Todos os meses, esse tecido fica mais grosso para que um óvulo fecundado possa se implantar nele. Quando não ocorre a gravidez, o endométrio que ficou mais grosso começa a descamar e sai junto com a menstruação. Ocorre em alguns casos desse sangue ir para o lado oposto e com isso cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica.

As causas dessa doença são desconhecidas, mas sabe-se que há um risco maior de desenvolver a endometriose as mulheres que têm mãe ou irmã com a doença. A endometriose afeta hoje no Brasil cerca de seis milhões de mulheres, sendo que entre 10% a 15% das mulheres com idade reprodutiva, ou seja, 13 a 45 anos podem desenvolvê-la e 30% tem chance de se tornarem estéreis, ou seja, não poderem ter filhos.

Continuar a Ler...

Compartilhar ;)

Endometriose