É possível engravidar com DIU?

Neste artigo pode conhecer o que é o DIU, como funciona, e ainda, as probabilidades de engravidar utilizando este dispositivo.

Os métodos contracetivos têm como função impedir a fecundação, e dessa forma, evitar que haja lugar a uma gravidez.

Contudo, e apesar da eficácia dos contracetivos serem altas, não existe nenhum método que seja infalível.

O que é o DIU ?

O DIU (Dispositivo intrauterino) é um dispositivo, geralmente em forma de T, feito de polietileno, e revestido com bário ou cobre, que é depois implantado na cavidade uterina da mulher.

Além deste DIU, existe ainda outro que acrescenta uma cápsula com hormonas, que vão sendo libertadas no útero. Se o DIU normal é eficiente, este é ainda mais.

Para implantar o DIU é necessário fazer uma pequena cirurgia, com uma duração muito curta, e apenas necessitando de anestesia local.

Este método é bastante popular entre muitas mulheres, por ser bastante prático, já que deixa de ser necessário a utilização de preservativo (camisinha), pílula ou outro contracetivo, e também por ser reversível. Ou seja, quando a mulher quiser engravidar, basta retirar o DIU, novamente através de uma pequena e simples cirurgia.

gravidez-com-diu

Como funciona o DIU

O DIU é um método que dificulta a passagem dos espermatozoides, impedindo que eles alcancem o óvulo. Dessa forma, não ocorre fecundação.

Em casos mais raros, em que ocorra a fecundação, o DIU impede que o ovo fecundado se fixe na parede do útero, o que também impedirá que a gravidez avance.

Probabilidades de engravidar com DIU

A eficácia dos DIU é bastante grande, desde os 97% no DIU normal, até aos 99,2% no DIU com hormonas.

Contudo, e apesar de ambos os métodos serem muito eficazes, nenhum deles é 100% seguro.

Geralmente, e tirando casos muito raros, as situações de gravidez em mulheres a utilizar este dispositivo estão relacionadas com o uso de um DIU fora de prazo.

Um DIU tem a sua eficácia máxima nos primeiros 4 anos, e eficácia normal nos 10 primeiros anos. A partir daí, a eficácia vai diminuindo, aumentando dessa forma as probabilidades de engravidar.

Compartilhar ;)

É possível engravidar com DIU?