Dor nos rins na gravidez

A gravidez não é doença. Contudo, devido às inúmeras mudanças que ocorrem no corpo de uma grávida, há um conjunto de alguns problemas que podem surgir.

Um desses problemas são as dores nos rins, que acompanhados com outras manifestações, podem significar a presença de algum problema no organismo. Na gravidez, a dor do rim é normalmente associada a infeções nas vias urinárias e nos rins.

Saiba mais sobre as causas das dores nos rins, bem como as medidas que deve tomar para tratar esse problema.

Como referimos atrás, as dores nos rins na gravidez têm como causas comuns uma infeção urinária ou renal.

Se a dor no rim estiver acompanhada de outros sintomas como febre, náuseas, vómitos, calafrios, então a causa que está na origem da dor pode ser uma infeção. Esta infeção é normalmente provocada pelo grande crescimento de bactérias no trato urinário, devido ao facto da urina de grávida ser mais rica em proteínas e açúcar.

Outra possível causa de uma infeção urinária durante a gravidez é a pressão exercida pelo útero expandido sobre as vias urinárias, que impede o normal fluxo da urina.

Contudo, há também casos em que essa dor é provocada por lesões nas costas, o que é compreensível, já que muitas grávidas aumentam consideravelmente o seu peso, e o seu corpo pode não estar preparado para essa pressão na coluna e nas costas.

Se for este o caso, a dor no rim é geralmente sentida quando anda.

dor-rins-gravidez

Tratamento para dor nos rins durante a gravidez

Antes de mais, é importante referir que sendo uma situação muito comum na gravidez, a dor no rim deve ser motivo para consultar o seu médico.

Existem várias causas para o problema, e como tal, é importante saber qual é para fazer o melhor tratamento. Como a grávida tem diversas limitações na toma de medicação, há um conjunto de cuidados e de medidas que devem ser tomadas para aliviar e ajudar no tratamento dessas dores.

Assim, a grávida deve beber bastante água diariamente, para precaver problemas nos rins, e evitar movimentos e posições que exerçam pressão sobre as costas.

Para aliviar a dor, podem ser colocadas compressas quentes no local. O descanso é também essencial.

Se for necessário, em casos onde haja lesão muscular, pode ser necessário fisioterapia. Se tem dores nos rins, consulte o seu médico para perceber qual a causa e qual o melhor tratamento para si.