Dor de Dente na Gravidez

A gravidez é uma fase da vida da mulher onde esta sofre muitas alterações no seu corpo, nem todas muito agradáveis.

Portanto, ter dores de dentes é a última coisa que uma grávida vai querer durante a gestação. Saiba mais sobre as causas da dor de dentes na gravidez, e o que fazer para aliviar e tratar o problema.

Causas da dor de dentes

A dor de dentes é uma situação comum, seja dentro ou fora de uma gravidez, e que deve ser tratada o mais depressa possível, para não se agravar e provocar mais dor e incómodo.

Um dos grandes erros cometidos por muitas grávidas é não se dirigirem a um dentista quando sentem as primeiras dores, pois pensam que pode prejudicar o seu bebé. Nada mais errado, e que pode levar ao agravamento da dor de dentes.

A dor de dentes na gravidez pode ter como origem uma infeção, e se nada for feito, ela pode alastrar-se e provocar um abcesso.

Outra das causas habituais é a falta de higiene dentária, o que leva à formação de cárie e maior sensibilidade dentária.

No entanto, a dor de dentes pode até ser causada por outros problemas que não relacionados com os dentes, como sinusite, lesões na zona da boca e maxilar, ou até mesmo infeção no ouvido.

O que fazer?

Antes de mais é essencial saber o que causou a dor de dentes. Por exemplo, se ela surgiu quando comia algo muito frio, então a causa é provavelmente a sensibilidade dos dentes às temperaturas baixas, aliviando quando deixa de comer alimentos frios.

Se não percebe qual a causa para o problema, deve ir logo que possível a um dentista de modo a perceber qual a causa e o tratamento mais adequado.

Para aliviar rapidamente a dor intensa nos dentes pode bochechar a boca com água salgada durante alguns minutos, cuspindo fora no final.

Pode também aplicar compressas frias na área dorida, pois terão um efeito analgésico na dor. Pelo contrário, não deve tomar qualquer remédio, sem ser prescrito pelo médico.