As diferentes posições do bebê ao nascer

A posição que o bebé ocupa nos momentos antes do parto é muito importante para definir como será o nascimento.

Se estiver numa posição adequada, e estiverem reunidas todas as condições, o parto será natural.

Contudo, há outras posições onde o bebé não se encontra corretamente posicionado, e na qual um parto natural poderia ter efeitos negativos na criança.

Nesses casos opta-se por uma cesariana. Confira de seguida as diferentes posições do bebé ao nascer.

Posições do bebé ao nascer

Quando a data do parto se aproxima, o bebé instintivamente coloca-se numa posição adequada para o nascimento, isto é, com a cabeça encaixada na pélvis.

Esta chama-se a posição vértice, onde o bebé está de cabeça para baixo, com o queixo junto ao peito, e os restantes membros dobrados, juntinho ao corpo.

Como a cabeça do bebé é proporcionalmente maior que o resto do corpo, ao ir à frente abre caminho para o resto do corpo, facilitando o parto.

Se o bebé estiver noutra posição que não a vértice, como por exemplo, estar com as nádegas para baixo, ou estar numa posição transversal, de lado, o nascimento poderá ter de ser por cesariana, de modo a não colocar a saúde, ou a vida do bebé em risco.

Nas semanas anteriores ao parto, o médico obstetra pode visualizar a posição do bebé, no entanto, a decisão sobre o tipo de parto é feito sempre nos últimos momentos, pois entretanto o bebé pode assumir uma posição adequada. Conheça de seguida algumas posições que o bebé pode ter na hora do parto.

Posição cefálica com a cabeça um pouco inclinada
Nesta posição, idêntica à posição vértice, a cabeça, em vez de estar junto ao peito, está um pouco inclinada, o que dificulta a sua saída. O parto é geralmente natural, mas provoca mais dores à gestante.

Posição pélvica
Em bebés com um cordão umbilical muito curto é habitual os bebés adotarem uma posição onde as nádegas e os pés ficam no canal do parto. Neste caso, a cesariana é a opção geralmente escolhida.

Posição cruzada
Quando o bebé está numa posição horizontal no útero diz-se que a sua posição é cruzada. Nestes casos, como é impossível retirar o bebé através da vagina, opta-se pelo parto por cesariana. Contudo, é comum os bebés nesta posição colocarem-se numa posição adequada quando se iniciam as contrações.

Compartilhar ;)

As diferentes posições do bebê ao nascer